O Que é um Sitemap?

Sitemap é um arquivo XML contendo toda hierarquia estrutural da um site, composta por todas as páginas (URL’s) e informações adicionais sobre cada uma.

Enviar um Sitemap após a criação do site é um processo fundamental e necessário para Web Analytics, com isso você irá otimizar a indexação do site, garantindo que todo o seu conteúdo (páginas, artigos, mídias e etc) está sendo indexado pelos buscadores, como por exemplo o Googlebot.

O Que são Sitemaps XML?

Sitemap é simplesmente um método de informar aos buscadores (Google, Bing e etc..) sobre todas as páginas disponíveis para indexação em seu site, garantindo que nenhuma página deixe de ser indexada no processo normal de rastreamento dos buscadores.

De maneira simples, um Sitemap é um arquivo XML que contém uma lista de URL’s com todas as páginas do seu site e metadados adicionais sobre cada URL (quando foi feita a última atualização, qual a frequência de alteração, e qual a importância relacionada a outras URL’s do site) fazendo com que os buscadores possam indexar da melhor maneira todas as suas páginas.

Geralmente os rastreadores descobrem páginas através de links internos e externos do site, por exemplo um link para a página de contato em sua página Inicial.

http://www.sitemaps.org/

Quais os Benefícios do Sitemap?

O primeiro benefício é a capacidade de fornecer informações adicionais para os buscadores, como a prioridade da página e outras informações.

  • O Sitemap pode listar todas as URL’s do site. Isso inclui páginas que não seriam indexadas de outra maneira
  • Fornecer informações de prioridades. Você pode informar as prioridades das páginas através de uma Tag opcional, uma indicação de quão importante é uma página em relação as demais, isso irá ajudar os buscadores no trabalho de rastreamento e indexação com base nessa prioridade.
  • Fornecer informações temporais. Fornecer informações aos indexadores sobre frequência de atualização da página e última atualização.

Ao enviar essas informações extras para os buscadores, você está otimizando a indexação do site, garantindo que todas as páginas e ou arquivos de mídia como imagens, estão sendo indexadas. Através do Webmaster Tools, ferramenta para Webmasters do Google, você terá um feedback e sugestões sobre seu Sitemap, esse é o principal benefício, analisar a indexação do site.

  • Google Webmaster – Com a central de Webmaster do Google você terá informações sobre a indexação de páginas e sugestão de melhorias.

Veja um exemplo de um gráfico da central de Webmasters do Google, com histórico da quantidade de páginas indexadas e outras informações sobre as atividades do Googlebot em seu site nos últimos 90 dias.

Exemplo de estatísticas das páginas indexadas pelo google

Como Criar Sitemaps?

Você pode criar Sitemaps de diversas maneiras, tanto manualmente como através de ferramentas específicas, você pode ainda utilizar Plugins para criar Sitemaps com o WordPress. Recomendamos a organização e criação de índices em seu Sitemap, assim como a criação de Sitemaps para mídias, seguindo as diretrizes para Sitemaps.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *