Rede sociais na otimização de sites e posicionamento

Google favorece sites ativo nas redes sociais

Sites com atividade nas redes sociais podem ser favorecidos nas pesquisas do Google?

Um estudo feito pela agência americana de marketing digital Tasty Placement, concluiu que o Google favorece sites ativos nas redes sociais, principalmente o Google +.

Detalhes da Pesquisa

Para realizar essa pesquisa a agência criou 6 sites sobre o mesmo assunto em cidades semelhantes nos Estados Unidos. Incluindo em todos os sites 1) Nome da cidade, e 2) Nome do principal serviço (ex: www.cidade-servicos.com). Após 10 meses da criação dos sites eles iniciaram os estudos, um estudo simplesmente experimental de controle para explorar a relação entre algumas atividades em redes sociais  e o posicionamento no resultado orgânico das pesquisas no Google.

Conclusão

As atividades nas redes sociais acabaram favorecendo o posicionamento do site nas pesquisas do Google. O vencedor foi o Google +.
A agência acredita que mesmo o experimento sendo pequeno, os resultados foram significativos, algumas ações nas redes sociais acabaram favorecendo o posicionamento do site nas buscas (Google). O vencedor foi o Google +. O que não é nenhum surpresa levando em conta que esse é o plano do Google, “votos” e “recomendação” de usuários diretos para o site irá favorecer a relevância e afetar positivamente o resultado.Independente dos resultados individuais, essa pesquisa reforça a efetividade do uso das redes sociais e que deverá estar presente em todo bom planejamento de marketing digital e SEO.

Importante

A agência reconhece que esse pesquisa não foi estatisticamente ideal. Quando surgiu a idéia de fazer essa pesquisa, eles sabiam que não seria possível criar um ambiente perfeito para esse experimento, por exemplo: Cada segmento testado apresenta diferentes níveis de sites competidores, sites com alta qualidade para os resultados. No entanto, essa pesquisa não tem intenção de mensurar com precisão qual rede social irá afetar mais os resultados e sim comparar a diferença entre um site presente e um site que não está presente em nenhuma rede social.

Infográfico comparativo de redes sociais e posicionamento no googleInfográfico criado por: TastyPlacement, an Austin SEO company.
Veja o artigo original em: Social Media Infographic.

idéias sobre “Google favorece sites ativo nas redes sociais

  1. Júlia Souza says:

    Bem interessante a pesquisa mas o resultado não é muito estranho, era de se esperar que o Google fosse priorizar o plus pois é a rede social deles, algumas pessoas criticam isso mas… eu acho legal se pensarmos no futuro do marketing, focado nas redes sociais e relacionamento.

    • Fabiano Ferreira says:

      Olá Júlia, concordo com você em relação ao futuro do marketing, sabemos que atualmente um comentário positivo e uma indicação de serviço ou produto escrita em uma rede social por um amigo é muito mais valioso que um comercial de televisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *