Pesquisa e Avaliação de Palavras-Chave - Agência ATF
ferramentas para pesquisa de marketing digital

Pesquisa e Avaliação de Palavras-Chave

A Pesquisa é uma das etapas essenciais do Planejamento de Marketing, com o uso de algumas ferramentas podemos avaliar e conhecer os termos pesquisados no Google, assim como quantificar essa pesquisa por localização, cidades, estados e países. Com isso é possível avaliar, escolher e descobrir tendências e novos termos. As palavras-chave com maior volume de pesquisa nem sempre são as melhores opções para o seu site, o mais importante é saber se existe interesse pelos termos escolhidos e descobrir novas oportunidades, as chamadas “Long Tails” (Cauda Longa) que são oportunidades e nichos de mercado, falaremos sobre isso em outro artigo.

“Marketing não é a arte de vender o que você produz, mas saber o que produzir” – Philip Kotler

Ferramentas para pesquisa

São diversas as técnicas e as ferramentas específicas para se realizar pesquisas e avaliações de palavras-chave, irei apresentar as ferramentas mais populares oferecidas pelo Google, e o melhor, são ferramentas gratuitas.

A utilização dessas ferramentas vão além do que irei mostrar aqui, são ferramentas poderosas e valiosas para qualquer projeto online, vamos explicar a funções básicas.

1. Google Trends

Nosso primeiro exemplo é o Google Trends, ferramenta muito interessante do Google. Com ele você pode analisar as tendências de pesquisa em um determinado período e em uma determinada cidade, assim como comparar e definir o melhor termo a ser utilizado em sua comunicação.

Como utilizar o Google Trends

Acesse o site http://www.google.com.br/trends/ e na caixa de pesquisa entre com dois ou mais termos, separados por vírgulas, veja no exemplo a seguir a pesquisa entre os termos: “Marketing Digital”, “Marketing Online”.

Como pesquisar no Google Trends
Exemplo de Pesquisa no Google Trends

Você pode usar produtos similares ou concorrentes por exemplo para saber qual deles é mais pesquisado, você pode utilizar 2 ou mais termos ao mesmo tempo.

Então será apresentado um gráfico com a quantidade (volume) de pesquisas entre os termos em um determinado período (por padrão o período é de 2004 até o momento atual).

Exemplo do gráfico de pesquisa do Google Trends
Gráfico de pesquisa no Google Trends

Filtrar a pesquisa: Datas

Através do menu lateral você pode escolher entre datas ou períodos específicos como por exemplo “últimos 12 meses”, com isso você terá mais precisão entre as tendências e o interesse pelo termo.

Escolhendo a data para pesquisa
Menu de datas do Trends

Filtrar a pesquisa: Localização, país ou cidade

Você deve especificar a localização para ter mais precisão na pesquisa, por exemplo se o seu mercado algo (target) está na cidade de São Paulo, escolha a cidade de São Paulo no menu de localização para ter acesso ao gráfico de pesquisa com tendências locais.

localização na pesquisa de marketing
Menu de localização do Google Trends

2. Google

O serviço de sugestão do Google é uma outra dica, ele é baseado nas últimas pesquisas recentes e relacionadas, por exemplo, ao iniciar uma pesquisa no Google ele irá sugerir termos, isso quer dizer que esses termos são os “mais” pesquisados nos últimos meses em relação ao assunto.

sugestão de palavras do google
Exemplo de sugestão de palavras-chave

Podemos concluir neste exemplo que esses 4 termos relacionados a “marketing” são os termos mais pesquisados no atual período e na localização atual da pesquisa (São Paulo, o google reconhece a localização através do ip). Podemos concluir ainda que neste momento o interesse por “marketing digital” é alto enquanto o termo “marketing online” não apareceu na lista de sugestões.

3. Planejador de palavras-chave (Google AdWords)

O Planejador de Palavras-Chave é uma das melhores ferramentas para pesquisa, aqui podemos ter quantidades, estimativas de pesquisas para cada termo em cada região, além de obter ideias novas. O serviço é também é gratuito, é necessário criar uma conta no Google AdWords, ao fazer isso você pode pular a etapa de pagamento, pois aqui não iremos falar de links patrocinados, apenas da ferramenta para pesquisa.

A ferramenta “Google Keywords Tools” não estará mais disponível nos próximos meses, no lugar dela poderemos utilizar o Planejador de Palavras Chave, uma ótima ferramenta do Google AdWords, para utilizar esse serviço é necessário criar a sua conta, não é necessário efetuar pagamentos e você pode utilizar seu email para essa conta.

Essa ferramenta tem como objetivo criar campanhas para links patrocinados (Pagar por termos e palavras-chave) e também para se estimar o custo de uma campanha mas ela é utilizada também como um recurso para pesquisas de marketing digital, onde podemos mensurar e quantificar as pesquisas, podendo com isso escolher os melhores termos e palavras para alcançar nosso “target”.

Como utilizar o planejado de palavras-chave
Planejador de palavras-chave

Ao escolher a opção “Procurar ideias de palavras-chave e grupo de anúncios” você poderá inserir seus termos e palavras, além disso você poderá configurar a localização por cidade, estado ou país, recomendo que deixe configurado “Todos os idiomas” para qualquer pesquisa.

Planejador de palavra-chave
Exemplo de pesquisa no planejador: Marketing Online; Marketing Digital, Brasil.

A utilização dessas ferramentas vão alem do mostrado neste artigo, todas elas possuem modos avançados de utilização assim como a possibilidade de exportação de dados para planilhas, essas são as principais Ferramentas utilizadas em Marketing Online, busque sempre mais informações nas páginas de ajuda, pois estão sempre em evolução, trazendo novas funções e melhorias.

Tenha sempre metas e objetivos, conheça bem o seu segmento e tente trabalhar com números e resultados, por exemplo obter 10% de visitas da média total de pesquisas para um determinado termo, por mês, regional e com origens das pesquisas orgânicas (não pagas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *