Ao tomar decisões sobre como investir seu tempo e dinheiro em marketing digital, há algumas distinções importantes a serem consideradas, incluindo a diferença entre anúncios PPC (custo por clique) e SEO (otimização de mecanismos de pesquisa).

As melhorias em SEO podem ajudar sua classificação na pesquisa do Google, tornando sua página mais relevante para os usuários. As listas de pesquisa são gratuitas e ninguém pode pagar por uma classificação melhor, porque o Google está empenhado em manter nosso conteúdo de pesquisa útil e agradável. (Saiba mais sobre nossa política de pesquisa clicando aqui).

Os anúncios PPC, como o Google Adwords, são anúncios publicitários pagos que aparecem ao lado pesquisas relevantes outros conteúdos na web. A execução de uma campanha do Google Adwords não ajuda seu ranking de SEO, apesar de alguns mitos e reivindicações. No entanto, os anúncios PPC podem ser úteis na interação com um público digital mais amplo.

Então, qual você deveria usar no seu negócio: SEO ou uma opção PPC como o Adwords? Vamos ver como funciona cada uma e quais os benefícios de ambas.

Qual a diferença entre SEO e PPC?

SEO (search engine optimization) é a prática de incluir conteúdo que tenha potencial para melhorar a visibilidade do seu site para os motores de busca e seus usuários – em outras palavras, ele pode ajudar seu site a aparecer com mais frequência em pesquisas relevantes.

Há uma série de coisas para fazer ao tentar melhorar o SEO do seu site (ter um profissional em SEO o ajudará nesse processo). Em primeiro lugar, e mais importante, certifique-se que a escrita em seu site é clara, útil e descritiva. Explique seu tópico em linguagem simples, fácil de ler e tente incluir palavras que você acha que o usuário pode procurar ao pesquisar o que você oferece.

Se incluir termos de pesquisa em seu site, verifique se ainda está falando com as pessoas que você espera que acessem seu conteúdo e não tente enganar o algoritmo do Google – bagunçando sua página com muitos termos de pesquisa (especialmente fora do contexto) ou colocar páginas falsas que você não pretende que o usuário veja. Isso pode levar o Google a considerar suas páginas enganosas e ignorar seu site. Além disso, não use imagens de texto para títulos, conteúdo ou links importantes, o Google Bot não as reconhece. Basta pensar e no que será mais fácil para um usuário navegar e entender e manter isso.

Ter outros sites vinculados ao seu (blogs que revendam seus produtos ou serviços, clientes satisfeitos, parceiros comerciais, bibliotecas ou qualquer outra coisa) também podem ajudar na sua classificação, ao mostrar ao Google que seu site é relevante para os usuários que buscam um tipo de serviço ou produto.

Não há custo para aparecer em resultados de pesquisa orgânica, como o Google. Fazer mudanças em seu site de olho em SEO pode afetar muito seu ranking de pesquisa ao longo do tempo. Você pode aprender mais sobre como a pesquisa orgânica do Google funciona aqui e como seu conteúdo está sendo executado usando o Search Console, aprender mais e receber suporte aqui.

O que significa PPC e porque eu preciso disso?

O Google Adwords é a solução de publicidade custo por clique (PPC) do Google, que permite exibir anúncios ao lado de pesquisas no Google.com, mesmo quando as pessoas estão procurando o que você tem para oferecer. Você só paga quando alguém clica em seu anúncio para visitar seu site ou entrar em contato com o seu negócio. Os anúncios lhe dão a oportunidade de ser notado por um público maior. Além disso, você pode ajustar seus anúncios e sua segmentação a qualquer momento para alcançar um grupo específico de pessoas (por interesse, área geográfica, etc.) ou promover um produto específico. Essa facilidade pode ser um ótimo recurso para empresas que não podem frequentemente atualizar seu SEO para refletir vendas, promoções ou mudanças sazonais em suas ofertas.

O Google Adwords também oferece a opção de promover o seu negócio fora da pesquisa do Google, exibindo anúncios em sites relevantes da Rede de Display do Google (GDN). O GDN é composto por milhares de sites na web, onde você pode se conectar com clientes ainda mais potenciais. Você pode escolher sites específicos ou escolher os tipos de pessoas que deseja alcançar e permitir que o Adwords crie uma lista pra você.

Uma solução PPC como o Adwords não tem os mesmo resultados que o SEO e não irá melhorar seu ranking de pesquisa orgânica. Mas, por sua flexibilidade, o Google Adwords pode ajudar empresas de todos os tamanhos a conquistar a atenção das pessoas online nos momentos que importam, ou seja, o momento exato em que estão procurando uma empresa como a sua.

Porque o marketing PPC do Adwords não ajudará meu SEO?

A primeira responsabilidade do Google é fornecer aos usuários da pesquisa os resultados mais relevantes possíveis. Se as empresas pudessem pagar classificações mais altas nos resultados da pesquisa, os usuários não receberiam as informações que estavam procurando.

Mas as ferramentas do Adwords podem ser usadas para fim de SEO?

O Adwords vem com um conjunto de ferramentas que você pode usar para descobrir como otimizar seu site. Por exemplo, a ferramenta de Palavras-Chave pode ajudá-lo a criar uma lista de termos relacionados ao seu negócio que geram muitas pesquisas e pode ser integrada no conteúdo do seu site. Você também pode usar as ferramentas de rastreamento do Google Adwords para medir se as mudanças em seu site e campanhas publicitárias estão levando a mais visitantes ou conversões.

O Google também oferece ferramentas sem o Adwords de graça. O relatório do Search Analytics no Google Analytics por exemplo, pode rastrear quais consultas estão trazendo mais visitantes para o seu site, mesmo que você não esteja usando o Adwords atualmente.

Eu deveria investir em SEO ou PPC?

Depende de você qual opção é melhor para o seu negócio, mas vale a pena considerar que os anúncios de SEO e PPC podem ajudar de diferentes formas. Hoje em dia, muitas pessoas pesquisam primeiramente quando querem recomendações de restaurantes, avaliações de negócios ou respostas as suas perguntas e SEO e o Google Adwords podem ajudá-lo a se conectar quando estão procurando algo que você oferece. O SEO é uma pedra tradicional de marketing online bem-sucedido, porque dá ao seu negócio a melhor chance de ser encontrado, mesmo que o processo de otimização demora algum tempo. O Adwords permite que você atinja clientes de forma mais imediata, independentemente do tamanho da sua empresa e também permite que você personalize sua mensagem e a segmentação em tempo real.

Usar SEO e o Google Adwords juntos pode lhe dar a melhor chance de trazer o tráfego para o seu site a curto prazo e melhorar a presença da sua empresa para o sucesso a longo prazo.

FonteAdWords: SEO vs. PPC?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *