,

Como utilizar o editor de texto do WordPress

É muito comum clientes e amigos terem dificuldade na hora de publicar algum conteúdo em seus site, a plataforma WordPress é bem simples e muito funcional, basta entender o funcionamento do editor de texto que você não terá mais dificuldades.

Antes de mais nada, temos que prestar a atenção em um detalhe, existem duas maneiras de preparar o conteúdo no editor, existe o modo Visual (recomendado) e o modo Texto (você deve conhecer programação HTML).

Verifique sempre antes de iniciar o artigo se está no modo correto, recomendo que utilize sempre o mode Visual caso não tenha conhecimento em HTML.

modo-visual-editar-texto-wordpress

Após selecionar o modo do editor, repare na opção “Parágrafo”, é ali que iremos escolher se vamos utilizar um título, subtítulo, parágrafo ou outros…

Opções de Formatação de Post

Este é o menu de formatação de texto do WordPress, no qual se pode atribuir negrito, itálico, criar listas ordenadas e não ordenadas, criar citação, mudar alinhamento de textos e imagens entre outros.

No botão assinalado em vermelho, você poderá visualizar outras formatações extras do sistema, que são: Formatação de títulos, sublinhado, texto justificado, mudança de cor em textos e outras.

As duas opções assinaladas em laranja são importantíssimas, pois através destas você irá copiar e colar textos pré-formatados em documentos de texto normal, formatados em MS Word ou Open Office.

painel-formatacao-editor-wordpressAtenção: Esteja sempre atendo, pois o WordPress permite você copiar e colar textos sempre passar pelo botão de colar do Word, com isso você poderá colar excesso de formatação do Word para o seu artigo e desta forma isso poderá prejudicar a visualização do seu website.

Como utilizar os cabeçalhos no WordPress?

As opções de cabeçalhos do editor do WordPress equivalem aos códigos HTML: h1, h2, h3… e etc, por exemplo:

Cabeçalho 1 é o título 1 do artigo

Cabeçalho 2 é o título 2 (subtitulo) do artigo

Cabeçalho 3 é o título 3 (subtitulo) do artigo

e assim por diante.

Selecione o texto, sem deixar espaços antes ou depois do texto, após selecionar o texto, escolha no menu “Parágrafo” a opção desejada. Assim como no word ou em outros editores de texto, você deve formatar seu texto utilizando parágrafos, cabeçalhos e etc.

Veja um exemplo:

exemplo-selecionado-texto-editor-wordpress

 

Sendo assim, você pode utilizar fontes maiores ou menores em seu texto.

Como criar listas no editor do WordPress?

Recomendo que utilize listas para facilitar a leitura e obter uma aparência mais agradável em seus textos, alem disso, a utilização de listas é favorável para a indexação da sua página no Google por diversos motivos.

Vamos utilizar um exemplo onde iremos ter um Título e 5 ítens como lista, irei selecionar o texto “Título” e defini-lo como Cabeçalho 3, irei então adicionar os 5 ítens, selecionado os 5 iténs, irei clicar na opção “Lista não ordena”, no menu superior do editor:

inserir-listas-editor-wordpress

Resultado:

Título:

  • Ítem;
  • Ítem;
  • Ítem;
  • Ítem;
  • Ítem.

*Pressione duas vezes a tecla “enter” para finalizar a lista e voltar a formatação de texto padrão (parágrafos)

Como inserir links (hyperlink) em seus textos no WordPress?

É muito comum as pessoas adicionarem o endereço completo de uma página por escrito em seus artigos, isso é ruim por diversas razões mas para mim, o pior é a questão estética, as URL’s longas atrapalham a leitura do visitante.

Para isso, recomendo que utilize a função “Inserir Link” no editor do WordPress, é bem simples de se utilzar.

Copie o endereço da página que será “linkada” e então escreva o texto normal, ou uma palavra como “Clique”. Selecione o texto que irá contem o link, no caso vamos utilizar “Clique” como exemplo, então, após selecionar o termo ou palavra, clique na opão “Inserir Link”:

inserir-links-editor-wordpress

Insira o endereço da página destino (aquele que já copiamos) no campo solicitado (URL) e coloque um título para o link (utilize o título da página de destino, se o link for para a página do Google, o título deve ser: Google, por exemplo):

adicionando-links-editor-wordpress

Após inserir a URL e o Título, clique em “Adicionar link”, pronto, a palavra ou texto previamente selecionado irá agora estar com um link para a página que está mencionando, melhor que colar aquelas URL’s gigantescas que atrapalham a leitura e nem sempre o visitante consegue clicar ou copiar o endereço.

Resultado:

Google

Como aumentar ou diminuir o tamanho de um texto ou uma palavra através do editor?

É comum quando escrevemos um texto inserir uma legenda, observação ou assinatura e queremos as vezes deixar esse texto menor ou maior, caso você não queira utilizar os cabeçalhos para isso e nem negritar a frase, você poderá inserir um código HTML entre a frase ou palavra, definindo o tamanho em pixels, no caso do HTML, px.

Não é possível alterar ou personalizar o tamanho da fonte diretamente pelo editor, para fazer isso será necessário utilizar um código HTML no modo Texto do editor.

Para isso você deve antes de mais nada alterar o editor para o modo Texto (HTML), cuidado para não alterar a fortação do conteúdo já existente, então você deve inserir o código <span style=”font-size: 20px;”> Exemplo </span>.

Repare que o valor 20px é o tamanho que escolhi, porém você pode escolher o valor que quiser, maior ou menor. Adicione sempre o código <span style=”font-size: 20px;”> na frente do texto que irá alterar e no final adicione o código </span> para não alterar o restante do conteúdo.

Resultado:
Exemplo da fonte em 20px

Atenção: Não utilize esse código no modo Visual pois não irá funcionar, tenha certeza de alterar o modo do editor para o modo Texto, caso ainda não consiga utilizar o código, tente alterar o sinal de aspas “” caso tenha copiado e colado o código, as vezes ele pode ser alterado e isso causa problema.

36 respostas
  1. Thiago
    Thiago says:

    Grato. Mandei reinstalar e nada. Testei na casa da minha mãe para saber se o firewall da empresa estaria bloqueando algo, mas nada. Será alguma coisa com o tema? está o padrão de instalação.

    • Fabiano Ferreira
      Fabiano Ferreira says:

      Podem ser diversas coisas, entre em “Usuários” > “Todos os Usuários” > Selecione o seu usuário e verifique nas opções de usuários, em seu usuário verifique se a opção “Editor Visual” está habilitada, a opção “Desabilitar o editor visual” não deve estar selecionada. Se não funcionar pode ser algum problema com o seu servidor (hospedagem), tente atualizar o WordPress mesmo que já esteja na última versão. Desabilite também todos os plugins e deixe no tema original para ter certeza que nada disso está causando o problema.

  2. Luciana da Costa Oliveira
    Luciana da Costa Oliveira says:

    Boa tarde,
    Primeiramente, adorei seu post! Foi o único que achei que realmente ensina como usar os cabaçalhos (que eu nem sabia que eram os h1, h2…)! Contudo, tive um problema, e uma dúvida:

    1) Tentei selecionar algumas palavras para os cabeçalhos, com você mencionou, mas cada vez que eu selecionava alterava o tamanho de todas as letras do parágrafo. Como deixo todas as letras do mesmo tamanho novamente?

    2) Todas as palavras que eu selecionar tenho que escrever no título SEO?

    Obrigada!
    Abraços

    • Fabiano Ferreira
      Fabiano Ferreira says:

      Olá Luciana, obrigado.

      1- Isso é um problema mesmo, acredito que nessa última atualização do WordPress não irá mais acontecer, tente atualizar a versão do seu. Para evitar isso você pode dar um espaço (enter) entre a palavra que será selecionada para título e o restante, então após dar esse espaço você seleciona somente a palavra e defini o título.

      2- Não é bem assim, você deve manter uma coerência entre todo o conteúdo do artigo com o título do artigo + o título SEO, sempre respeitando os limites de caracteres.

  3. Felipe Coutinho
    Felipe Coutinho says:

    Boa tarde Fabiano, tudo bem? Muito bom o post mas não consegui resolver meu problema por aqui rs.
    1)Eu utilizo o editor visual, baixei o plugin TinyMCE advanced e estou criando meus posts. Mas em alguns pontos no site, como numa lista de links, eu queria diminuir altura entre o link de cima e o de baixo. Você sabe me dizer como altero isso sem que eu altere todo o conteúdo do site ??

    2) Onde devo mudar a fonte para não precisar trocar toda vez que faço uma postagem ?

  4. Cezar Ribeiro
    Cezar Ribeiro says:

    Olá, Fabiano.
    Não consigo fazer aparecer a formatação de post conforme você deixou escrito no topo da tua página https://www.atfmarketing.com.br/como-utilizar-o-editor-de-texto-wordpress/
    Ativei e desativei os plugins, atualizei o wordpress, ativei e desativei o ‘Desativar o editor visual ao escrever’, mas não aparece o mesmo cabeçalho que você mostra na página: ‘No botão assinalado em vermelho, você poderá visualizar outras formatações extras do sistema, que são: Formatação de títulos, sublinhado, texto justificado, mudança de cor em textos e outras’.
    Minha versão do WP é a 4.4–pt_BR.
    Obrigado.

  5. Renata
    Renata says:

    Olá colega, não estou conseguindo passar o meu texto no word para o espaço para post no WordPress, quando clico no ícone aparece a seguinte mensagem:
    ” Agora colar está em modo de texto simples. O conteúdo será colado como texto simples até que você desative esta opção.

    Se você está tentando colar conteúdo de texto rico do Microsoft Word, tente desativar essa opção. O editor irá limpar o texto colado do Word automaticamente”
    O que fazer?

  6. Fabiano Ferreira
    Fabiano Ferreira says:

    Olá Grasiele, isso provavelmente é configuração de estilos, ou no próprio tema, nas configurações de aparência do (tema) do WordPress ou através do css. De qualquer maneira vejo que o estilo de link para do seu tema é um azul mais escuro e no seu site está funcionando, aparece em azul.

  7. Ana Claudia
    Ana Claudia says:

    Olá, Fabiano.
    Seu post me ajudou muito, pois preciso fazer a correção gramatical de um site para um cliente e estava com receio de ter que usar linguagem HTML.
    Que bom que existe o modo visual, mas fiquei na dúvida de como proceder para corrigir somente uma palavra ou outra no texto. Como devo proceder nesse caso? Desde já, obrigada pela ajuda!

  8. Helena Moraes
    Helena Moraes says:

    Oi Fabiano! Muito legal o jeito que você explica. Talvez você consiga me ajudar. Tô precisando mudar a fonte (só no corpo do texto do blog), mas tá difícil. Meu tema é o Amadeus e escolhi a família Roboto Condensed Sans Serif. Acha que eu devo usar como familia só “Roboto Sans Serif”, para poder usar o Light, o ultra light e outros? É possível mudar a família depois da instalação?. Na hora de personalizar, além de título, só aparece “cabeçalho”, “tag” 1, 2, 3 e assim por diante. Eu geralmente só uso um título e depois já vem o texto e era isso…Como se chama o que não é titulo, nem cabeçalho, é corpo de texto mesmo?

    • Fabiano Ferreira
      Fabiano Ferreira says:

      Olá Helena, tudo isso depende do tema, não conheço o Amadeus, geralmente recomendo as fontes do Google ou fontes amigáveis para Web, isso terá influência no tempo de carregamento do site e mais uma dezena de coisas. É importante que tenha conhecimento para personalizar isso ou mesmo usar algum plugin para fontes customizadas mas recomendo isso apenas se for necessário mesmo o uso de alguma fonte em especial. Qualquer coisa entre em contato que posso orçar algum programador para te ajudar com isso.

  9. Priscilla
    Priscilla says:

    Olá, por favor, saberia me dizer o porquê e como corrijo o fato do meu texto publicado estar aparecendo as tags das configurações que escolhi para o leitor do meu site? O meu texto publicado no site está aparecendo assim: “Aqui você encontra várias receitas saudáveis, sustentáveis e econômicas que você pode fazer agra mesmo! Escolha o estilo nas categorias ao lado. As mais recentes:”

    Limpei a formatação e sumiram essas tags, mas daí tenho que deixar meu texto sem nenhuma edição para que elas não apareçam.

    • Fabiano Ferreira
      Fabiano Ferreira says:

      Lorena, nesse caso só vendo o que está acontecendo, entre em contato conosco pela página de contato que algum programador nosso poderá te passar um orçamento para ver isso.
      *Tente verificar se na edição de página você está no modo “visual” ou “html”, isso pode explicar o problema mas é uma suposição.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.