Quais os horários de maior acesso no Facebook?

Os horários de pico no Facebook são:

  • Domingos entre 22h e 23h;
  • Segundas e terças entre 21h e 22h;
  • Quartas entre 11h e 12h;
  • Quintas entre 21h e 22h;
  • Sextas entre 11h e 12h;
  • Sábados, entre 19h e 20h.

Recentemente a Scup, empresa e plataforma especializada em mídias sociais publicou a segunda edição dos horários nobres do Facebook no Brasil. O levantamento dos horários de maior acesso na rede social usada por mais de 67 milhões de brasileiros foi concebido a partir de uma amostra de quase 34 milhões de post e comentários coletado.

Como já mostrado anteriormente por outras pesquisas, o pico de acesso do Facebook no Brasil acontece entre 20h e 21h, mas calma, isso não quer dizer que esse é o horário indicado para postar na rede, afinal a quantidade de oferta também é maior.

Um pouco antes do almoço, entre 11h e 12h, o volume de acesso no Facebook cresce, provavelmente pode ser explicado por ter mais gente acordada, a rede social de torna um momento de descontração para quem começou a trabalhar cedo, as pessoas começam a se preparar para o almoço pelo Facebook. Segundo a empresa, pode ser um bom momento para post leves e divertidos.

É possível notar que o volume de posts e comentários não muda muito antes ou depois do horário comercial, fato que pode ser explicado pelo aumento de usuários conectados a internet através de dispositivos móveis.

Veja o infográfico completo da pesquisa:

horarios-de-acesso-facebook

Lojas virtuais não recomendadas pelo Procon

Sites maliciosos e fraudulentos não são novidades, mas em algumas épocas como agora no final do ano, tendem a aumentar o número dessas lojas, recomendamos alguns cuidados e muita atenção na hora de comprar os presentes de natal online.

O Procon da São Paulo vem trabalhando há mais de um ano em uma lista com os sites que devem ser evitados por já terem sido alvos de reclamações de usuários lesados, essa lista esta sendo atualizada e, hoje, já conta com 323 endereços (lojas virtuais não recomendadas).

Uma recente reportagem do Globo, 18 sites foram incluídos apenas agora em setembro e começo de outubro. O pior é que dez desses sites ainda estão no ar. Isso não quer dizer que a lista esta completa, o jornal menciona, por exemplo, o JFD Eletrônicos e o Barato a Jato (já lesaram centenas de clientes em 2013), que estão enganando muitos consumidores no país mas ainda não foram citados na lista do Procon, mas estão entre as mais recentes suspeitas em e-commerce no Brasil recentemente.

Algumas dicas para evitar prejuízos são: desconfie sempre, essa é a principal dica para não cair nesses golpes, não acredite em milagres, preços absurdamente baixos, caso encontre alguma oferta muito boa, faça uma pesquisa sobre a loja, tente obter informações sobre a reputação da loja em sites especializados como o Reclame aqui, pesquise sobre a loja, procure no google se existem reclamações ou caso de fraude, sempre entre em contato com a loja antes de comprar, caso a loja ofereça um telefone para contato e o atendimento seja bom, já pode ser um bom sinal mas não é garantia de confiança e confira a lista do Procon.

Confira a lista de lojas virtuais não recomendadas pelo Procon atualizada, clique aqui.

Liderança e desenvolvimento de equipes, um tema muito abordado ultimamente no meio corporativo e universitário, mas afinal: O que é liderança? Quais os princípios e as habilidades de um líder? Qualquer pessoa pode se tornar um líder?

Utilizando materiais da HSM Educação e também artigos e publicações de autores como Peter Drucker, Gilberto Guimarães e outros “experts”, vamos abordar um pouco sobre esse assunto e tentar refletir sobre essas perguntas.

[quote author=”Yukl”]Liderar é influenciar outros para que sigam por vontade própria[/quote]

Liderança baseada em princípios

O que é competência?

C-H-A
[one_fourth]

Conhecimento (C)

SABER

Conhecimentos técnicos, cursos,especializações, etc.[/one_fourth]
[one_fourth]

Habilidade (H)

SABER FAZER

Experiência nos conhecimentos técnicos, ter colocado “o saber” em prática.
[/one_fourth][one_fourth]

Atitude  (A)

QUERER FAZER

Ter atitudes compatíveis para atingir a eficácia em relação aos conhecimentos e habilidades adquiridos ou a serem adquiridos.
[/one_fourth][divider]

O mais importante?

Competências em liderança

Competências em liderança

85% Atitude e habilidade
15% conhecimento (base)

[quote author=”Peter Drucker”]Para liderar o trabalhador do conhecimento, trate o trabalhador assalariado como se fosse voluntário.[/quote]

Atingindo a alta performance

Atingindo a alta performance
Zona de Conforto = Segurança
Zona de Desconforto = Aprendizagem

Níveis Neurológicos

Níveis Neurológicos

Níveis Neurológicos

  1. Ambiente (Liderança pela reação)
  2. Comportamento (Liderança pela ação)
  3. Habilidade (Liderança pela direção)
  4. Crenças e Valores (Liderança pelo exemplo)
  5. Identidade – Missão e Visão (Liderança pelo propósito)

Características de liderança

[list icon=”arrow”]

• Energia / Vigor.• Demonstrar emoções de forma aberta e calma.
• Persuasivo.
• Otimista.
• Ousado / Corajoso.

[/list]

(Young, 2008)

Tempos de Grandes Mudanças

A nova sociedade e as novas organizações de tempos em tempos ocorrem grandes transformações que re-arranjam toda a sociedade … e as novas gerações nem imaginam como poderiam ter vivido seus avós, em particular esta nossa época é absolutamente única!!!
“…. gente que nem rádio conhecia, assistiu a guerra do Golfo ao vivo, viu o 11 de setembro, fala no celular com o mundo inteiro, tem e-mail, invade a
privacidade …. e é afogado em milhões de informações por dia” do ponto de vista organizacional as transformações tem sido ainda mais radicais …a partir.. da energia cara .. do é proibido proibir .. do Japão potencia… do fim do padrão ouro x dólar…..

O que dava certo antes já não funciona mais… GM, IBM, AT&T, Fiat, Sears, Mesbla …….as hipóteses básicas que “justificavam” as empresas não são mais verdadeiras.
O mercado no mundo desenvolvido já não cresce com a mesma velocidade de antes, não existe mais levas de novos consumidores entrando no mercado de consumo.

Sociedade do Conhecimento

A “Informação e Conhecimento” reduzem a necessidade e a importância dos
outros fatores de produção, mão de obra, terra e capital.

O produto “Informação e Conhecimento” é extraordinariamente inovador; eu “produzo, vendo e entrego” e continuo com a posse dele e, pela primeira vez na história, o “trabalhador do conhecimento” possui os meios de produção e o produto de seu trabalho.

Destruição criativa” …e além de tudo isso: inovações científicas, tecnológicas e também inovações sociais.

Mudanças contínuas obrigam as empresas a se reinventarem a cada 2 ou 3 anos.

  • Globalização
  • Grandes Reestruturações
  • Privatizações
  • Joint-ventures
  • Terceirizações
  • Fusões
  • Redes Sociais ….

mudancas continuas

Qual o papel do líder em tempo de grandes mudanças?

Novos tempos pedem novas organizações e novos líderes.
A função do novo líder é:

  • Criar novos líderes.
  • Liderar especialistas
  • Mobilizar equipes multidisciplinares
  • Disseminar uma cultura.

[quote author=”-Peter Drucker” ]A melhor forma de motivar os funcionários é tratar os funcionários assalariados como se fossem voluntários [/quote] 

Discussão sobre liderança, reflita sobre:

O que é liderança? Qual(is) a(s) diferença entre liderança e
gestão?
Qual o maior desafio dos líderes atuais?
Cite três grandes líderes da história, quais as características
comuns a eles.
Todos podem ser líderes? Explique:
Quais as diferenças dos líderes do passado / presente e
futuro?

Quando falamos em Otimização de Sites (SEO), estamos falando sobre diversas recomendações práticas e ações para “ajudar” os buscadores como o Google a indexar corretamente o seu site, melhorando sua posição nos resultados de pesquisas para diversos termos e palavras-chave.

Como já mencionado anteriormente, são mais de 200 fatores que determinam a posição do seu site em uma pesquisa, por exemplo:

  • Atividades nas redes sociais,
  • Páginas otimizadas,
  • Títulos,
  • Descrições,
  • Tempo de carregamento,
  • Links externos relacionados ao assunto

e diversos outros fatores importantes como a criação de conteúdo otimizado e relevante.

Seguem algumas recomendações básicas e as melhores práticas que vem trazendo ótimos resultados para todos os nossos clientes, não existem regras e nem nenhuma garantia mas com certeza essas dicas vão trazer diversas melhorias e benefícios ao seu site.

Como criar uma página com conteúdo otimizado?

Quando falamos em criar uma página com conteúdo otimizado para os buscadores, não estamos pensando apenas neles, afinal os buscadores são apenas os intermediários entre a sua página e o seu visitante (usuário). Devemos então pensar nos visitantes em primeiro lugar, utilizar as ferramentas disponíveis para saber qual o interesse dos usuários em relação ao seu segmento, quais são as tendências e pesquisas relacionadas com o seu assunto.

Dicas para criar conteúdos relevantes

Pense em seus usuários, o que eles querem saber? como eles pesquisam? entregue um texto agradável:

  • Conteúdo original e interessante;
  • Seja objetivo;
  • Utilize em média 400 palavras por página;
  • Densidade de palavra-chave de 5%;
  • Imagens com descrição, legenda e o uso de palavra-chave;
  • Links externos relevantes e apropriados;
  • Links internos relevantes;
  • Criação de links externos para essa página;
  • Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais;
  • Títulos relevantes e únicos;
  • Descrições únicas e relevantes;
  • Estruturação de conteúdo, utilize títulos e sub-títulos (H1, H2… H6);
  • Utilização de Listas (ul, li);
  • Utilize URL’l amigáveis e precisos (Permalinks);
  • Utilizar as palavras-chave nos títulos e no início do texto;
  • Dê sua opinião sobre o tema;

Erros ao criar conteúdo

  • Copiar textos de outros sites;
  • Utilizar imagens pesadas;
  • Utilizar imagens de outros sites;
  • Criar páginas e textos sem imagens;
  • Utilizar imagens não relevantes ao assunto;
  • Exagerar na densidade da palavras-chave;
  • Criar páginas com poucas palavras;
  • Criar páginas com títulos ou descrições duplicadas;
  • Criar páginas sem título ou descrição;

Veja também o artigo sobre “Como otimizar imagens para o seu site“: Como otimizar imagens em seu site.

Essas práticas irão aumentar a “relevância” de sua página para os buscadores, apenas isso não garante que seu site estará em primeiro nos resultados de uma pesquisa no Google, você deve analisar a concorrência, definir seus objetivos e criar conteúdo com frequência assim como outras ações de SEO.

Projetos

O trabalho com a gestão de projetos pode ser observado ao longo da história, é impossível imaginar que as pirâmides do Egito tenha sido construída sem que houvesse um projeto, assim como o homem nunca teria chegado a lua (e voltado) se não tivesse planejado e executado um projeto.

Homem na Lua

 

Desafios no cenário atual

Poderíamos destacar inúmeras mudanças externas que impactam as organizações e seus colaboradores, muitas organizações e indivíduos não se encontram preparados para suportar esses mudanças, os mais aptos sobreviverão; o que é um fato.

Alguns fatores externos que impactam diretamente a Empresa:

  • Globalização;
  • Parcerias;
  • Compressão do ciclo de vida dos produtos;
  • Desenvolvimento 3° mundo;
  • Downsizing;
  • Foco em resultados;
  • Pequenos projetos, grandes problemas;
  • Explosão do conhecimento;
  • Recursos e mercados escassos.

Estratégia

A estratégia deve orientar os esforços em toda a organização

orientação da estratégia na gestão de projeto

Um sistema produtivo

Integrando os recursos existentes na organização podemos obter maiores ganhos de produtividade, com os vários especialistas das diversas áreas funcionais da organização, por exemplo:

  • Finanças
  • Pesquisa e Desenvolvimento
  • Comercial
  • Operações
  • Logística
  • Jurídica
  • Marketing

Definição de Projeto

“É um empreendimento com características próprias, tendo princípio e fim definidos, conduzido por pessoas, de maneira progressiva, para atingir metas estabelecidas e respeitando parâmetros de prazo, custo e qualidade.” (Menezes, 2009)

Projeto é um empreendimento e necessita de alguém, no caso o gestor do projeto para fazer com que ele saia do papel e se torne uma realidade. É fundamental para o sucesso um patrocinador que apoie o projeto.

O Projeto deve apresentar um início bem definido, assim como ter um fim (colocar um “ponto-final”) em sua condução, ter rituais e documentos que definam estes momentos é extremamente importante.

Níveis de projeto

Projetos e sua documentação.
Um exemplo do trabalho com dois níveis de projeto:

  • Nível 1: projetos simples, exigem documentação básica, mais singular, para atingir seus objetivos. Foco em prazos, entregas e orçamento;
  • Nível 2: projetos maiores, exigem documentação mais complexa para planejar e controlar aspectos mais amplos. Foco em prazos, entregas, orçamento, gastos, riscos e comunicação.

O que não é projeto

  • Rotinas administrativas e operacionais
  • Essencialmente repetitivas
  • Não tem limite de tempo

O Gerente do Projeto

O gerente do projeto deve ser identificado e escolhido ainda na fase de concepção do projeto.
Deve apresentar as seguintes habilidades:

  • Liderança
  • Comunicação efetiva
  • Negociação e solução de conflitos
  • Resolução de problemas
  • Motivação
  • Influência na organização
  • Flexibilidade para mudanças

Os 2 perfis de empresas

As organizações definem sua estratégia e tipos de negócios em função de ambientes politico, global economico, social etc;

Em seguida suas estratégias corporativas para então, utilizando-se das áreas internas das empresas, organizar recursos para apoio aos seus objetivos;

As empresas podem ser:

  • Process Driven (rotinas fortes)
  • Project Driven (ambiente de incertezas)

Rotinas são conhecidas, dominadas, contínuas e ilimitadas.
Projeto: incerto, puntual e finito.

  • Esforço é temporário
  • O Resultado é único
  • Diversas áreas
  • Objetivos pré estabelecidos
  • Necessidade constante de adaptações
  • Foco em prazos, custos e qualidade
  • Ganho de produtividade

Definição: É um empreendimento com características próprias, com início e término definidos, que é conduzido por pessoas, de maneira progressiva para atingir objetivos estabelecidos dentro dos parâmetros de prazo, custo e especificações fixados.

A necessidade que gera os projetos e a sequencia até o planejamento:

  • Demanda;
  • Necessidade;
  • Idéias;
  • Ciclo de vida do projeto;
  • Estrutura organizacional;
  • Cronograma de barras (Gantt);
  • Rede de atividades;
  • WBS;
  • Recursos e gráfico de Gantt;
  • Baseline do projeto;
  • Processo de avaliação do projeto;
  • Planejamento.

Baselines do Projeto

baseline de projetos

Objetivo e Escopo

Escopo é a abrangência do projeto quanto a produtos, atividades e fases.

Objetivo é SMART:

– Específico

M – Mensurável

A – Acordado por todos

R – Realista

T – Tempo

Os 3 pilares do projeto

  • Patrocinador > Interesses e viabilidade;
  • Gestor > Planejamento, integração e responsabilidade. É o líder!
  • Equipe > Conhecimento, execução, qualidade,escopo e garantias.

Etapas e Ciclos de um projeto

  • Conceituação
  • Estruturação (Planejamento)
  • Execução
  • Conclusão

* Monitoramento e controle estão presentes durante todo projeto.

Utilize fotos bonitas e faça uma boa descrição de seus produtos para atrair usuários.

pinterest-para-aumentar-as-vendas

Em menos de 3 anos, o Pinterest é muito mais do que uma rede para compartilhamento de imagens, muito famoso pelas “listas de desejo”, tem chamado a atenção de usuários potencialmente comerciais, de acordo com uma pesquisa realizada em 2012 pela Bizrate Insights.

A qualidade fotográfica, layout inspirador e facilidade de localizar imagens é um dos principais fatores para isso, é muito simples acompanhas as novidades do mercado e essas são apenas algumas vantagens.

Utilize essa poderosa rede social para aumentar suas vendas e criar um ótimo catálogo virtual social.

Como aumentar suas vendas com o Pinterest?

Em primeiro lugar você deve criar uma página e não um perfil para sua empresa, para isso acesse o Pinterest para empresas e informe corretamente todos os dados, principalmente o seu segmento.

  • Imagens de alta qualidade – Utilize imagens com alta qualidade, escolha fotos criativas para atrair usuários e motivar o compartilhamento, inclua em seu site um botão para “pin it” em seu site. (botão de compartilhar do Pinterest)
  • Utilize palavras-chave – Para ser encontrado e ter um bom posicionamento tanto nas buscas do Pinterest como por buscadores como o Google, utilize termos e palavras-chave em cada post, mas isso deve ser coerente e relativa com seu conteúdo, uma boa descrição ajuda na pesquisa e traz uma boa experiencia ao usuário, não esqueça de incluir links para seus produtos ou serviços.
  • Via de mão dupla – Não foque apenas em seu mercado, seja ativo e siga outros perfil populares e indiretamente ligados ao seu segmento, crie “boards” para assuntos específicos de maneira organizada (categorias, por exemplo) e convide usuários para contribuir e enviar imagens dos produtos em utilização, você pode ainda criar sorteio entre os participantes para incentivar essa ação.
  • Dicas – Utilize as informações sobre seus produtos para publicar dicas, tutoriais e dados estatísticos sobre seu mercado, esse tipo de publicação está entre os conteúdos mais compartilhados.
  • Acompanhe os resultados – Utilize as ferramentas de análise do Pinterest para acompanhar a quantidade de acessos.

 

Pinterest vs. Facebook

De acordo com a Bizrate Insights, enquanto o Pinterest estabeleceu-se como a principal fonte de inspiração visual nas redes sociais, as perguntas são se o site pode realmente gerar conversões.

Pinterest inspira mais compras do que o Facebook

69% dos consumidores on-line que visitam o Pinterest, dizem ter encontrado um item que comprou ou queria comprar, contra apenas 40% dos consumidores que visitam o Facebook. Além disso, a maioria desses consumidores concordam que o Pinterest é um lugar para “ter inspiração sobre o que comprar”, “organizar e manter um lista de coisas que eu gosto”, e “acompanhar as novidades e tendências sobre as coisas que eu gosto.”

Razões para usar o Facebook/Pinterest

Razões para usar o pinterest e facebook

A rede social Pinterest também parece ser o veículo mais forte para a fidelização. 43% dos membros do Pinterest concordam que usam o Pinterest para “associar-se com as empresas ou marcas com as quais se identificam”, em comparação, apenas 24% dos usuários do Facebook concordam com isso.

Sitemap é um arquivo XML contendo toda hierarquia estrutural da um site, composta por todas as páginas (URL’s) e informações adicionais sobre cada uma.

Enviar um Sitemap após a criação do site é um processo fundamental e necessário para Web Analytics, com isso você irá otimizar a indexação do site, garantindo que todo o seu conteúdo (páginas, artigos, mídias e etc) está sendo indexado pelos buscadores, como por exemplo o Googlebot.

O Que são Sitemaps XML?

Sitemap é simplesmente um método de informar aos buscadores (Google, Bing e etc..) sobre todas as páginas disponíveis para indexação em seu site, garantindo que nenhuma página deixe de ser indexada no processo normal de rastreamento dos buscadores.

De maneira simples, um Sitemap é um arquivo XML que contém uma lista de URL’s com todas as páginas do seu site e metadados adicionais sobre cada URL (quando foi feita a última atualização, qual a frequência de alteração, e qual a importância relacionada a outras URL’s do site) fazendo com que os buscadores possam indexar da melhor maneira todas as suas páginas.

Geralmente os rastreadores descobrem páginas através de links internos e externos do site, por exemplo um link para a página de contato em sua página Inicial.

http://www.sitemaps.org/

Quais os Benefícios do Sitemap?

O primeiro benefício é a capacidade de fornecer informações adicionais para os buscadores, como a prioridade da página e outras informações.

  • O Sitemap pode listar todas as URL’s do site. Isso inclui páginas que não seriam indexadas de outra maneira
  • Fornecer informações de prioridades. Você pode informar as prioridades das páginas através de uma Tag opcional, uma indicação de quão importante é uma página em relação as demais, isso irá ajudar os buscadores no trabalho de rastreamento e indexação com base nessa prioridade.
  • Fornecer informações temporais. Fornecer informações aos indexadores sobre frequência de atualização da página e última atualização.

Ao enviar essas informações extras para os buscadores, você está otimizando a indexação do site, garantindo que todas as páginas e ou arquivos de mídia como imagens, estão sendo indexadas. Através do Webmaster Tools, ferramenta para Webmasters do Google, você terá um feedback e sugestões sobre seu Sitemap, esse é o principal benefício, analisar a indexação do site.

  • Google Webmaster – Com a central de Webmaster do Google você terá informações sobre a indexação de páginas e sugestão de melhorias.

Veja um exemplo de um gráfico da central de Webmasters do Google, com histórico da quantidade de páginas indexadas e outras informações sobre as atividades do Googlebot em seu site nos últimos 90 dias.

Exemplo de estatísticas das páginas indexadas pelo google

Como Criar Sitemaps?

Você pode criar Sitemaps de diversas maneiras, tanto manualmente como através de ferramentas específicas, você pode ainda utilizar Plugins para criar Sitemaps com o WordPress. Recomendamos a organização e criação de índices em seu Sitemap, assim como a criação de Sitemaps para mídias, seguindo as diretrizes para Sitemaps.

 

Utilize o Authorship para vincular todo o conteúdo publicado em algum domínio com seu perfil do Google+.

O que é Authorship?

O Authorship (marcação de autoria) é o método do Google para exibir informações de autoria dos artigos publicados nos resultados das pesquisas, é por exemplo o método como o Google identifica um autor chamado “John Martin” em um pesquisa pelo termo “Seo Martin”:

exemplo de utilização do authorship

É através desse método o Google reconhece que uma pessoa chamada John Martin publicou um artigo. A utilização correta do Authorship pode influenciar no posicionamento do seu site por diversas razões.

O Authorship ajuda você a se destacar nas pesquisas

Mesmo ainda que apenas essa marcação não seja determinante ou não irá influenciar diretamente nas posições dos resultados (ainda é necessário criar ótimos artigos de qualidade), isso irá ajudar a você obter um destaque. A marcação de Authorship teve um grande impacto no final de 2011, aproximadamente dois meses depois do lançamento do Google+. Muitos autores elogiaram essa marcação pelo impacto causado nas pesquisas. Por exemplo, faça uma pesquisa para “a importância de um site mobile”, provavelmente irá ter o seguinte resultado:

Exemplo de Authorship para pesquisa A importância de um site Mobile Em qual resultado você clicaria? Com certeza os títulos são relevantes e tentadores mas o fato de aparecer a marcação de autor no resultado (sim, fiquei satisfeito com o resultado) faz com que o meu artigo se destaque entre todos os outros. Como você pode estar pensando, a utilização dessa marcação de autoria (Authorship) geralmente aumenta a taxa de cliques (CTR) do seu site, aumentando o número de cliques (Conversão) em seus links quando aparecem no resultado de uma pesquisa (Impressão).

Por que o Google criou a marcação de autoria?

A marcação de autoria e o Google+ estão caminhando juntos  para uma plataforma de identificação, seu perfil do Google+ (uma longa sequência de números, como um documento de identidade ou carteira de habilitação) e está se tornando sua assinatura digital.
Basicamente a intenção do Google é saber se você é um ser humano real (se não é uma máquina programada para tentar manipular os resultados) e com isso acabar com o anonimato e o spam, a intenção é considerar você como alguém disposto a colocar seu nome, assinar o conteúdo produzido e compartilhado.

Razões para utilizar o Authorship

São diversas as vantagens e benefícios em utilizar o Authorship, desde oferecer uma melhor experiência ao usuário como obter mais visualizações em seus artigos, seguem os 5 benefícios principais:

  • Maior taxa de cliques – Algumas pesquisas demonstraram que isso pode aumentar em até 150% a taxa de cliques, exatamente como aconteceu com Catalyst.  
  • Maior visibilidade – Sua foto no resultado irá chamar mais a atenção dos usuários, se destacando e tendo maior visibilidade, veja uma pesquisa sobre a influência das imagens em títulos.
  • Maior visualização por página – A foto e o nome que aparecem no resultado, estão “linkados” ao seu perfil do Google+, ao perceber algum interesse do usuário em seu perfil, o Google irá oferecer ao usuário uma lista com seus artigos.
  • Maior credibilidade – O fato de você ter “assinado” sua publicação passa mais credibilidade aos usuários, como disse David Gould, “para os usuários isso reforça a ideia que o resultado é respeitável, que não se trata apenas de um resultado de manipulação robótica de SEO.
  • Estabelece autoridade – Um autor com 27.700 seguidores no Google+ será reconhecido com mais autoridade do que um autor com 2,700 seguidores, não é perfeito mas é o que acontece, é a forte influência das redes sociais.

Entre outros benefícios podemos ainda destacar a verificação de comentários e artigos (Guest Posts) publicados em outros blogs através do seu perfil, bom posicionamento para diversos tópicos e ainda, a vantagem de se destacar e de diferenciar-se de outros autores com o mesmo nome ou nome similar.

O que fazer agora?

Agora você só precisar fazer 2 coisas, primeiro você deve solicitar a marcação de autoria para seus conteúdos, siga esses passos no suporte para Informações de Autoria nos resultados do Google. Então depois, me siga no Google+, estou sempre publicando novidades sobre marketing digital, astronomia e outros assuntos ;) .

 

ferramentas para pesquisa de marketing digital

A Pesquisa é uma das etapas essenciais do Planejamento de Marketing, com o uso de algumas ferramentas podemos avaliar e conhecer os termos pesquisados no Google, assim como quantificar essa pesquisa por localização, cidades, estados e países. Com isso é possível avaliar, escolher e descobrir tendências e novos termos. As palavras-chave com maior volume de pesquisa nem sempre são as melhores opções para o seu site, o mais importante é saber se existe interesse pelos termos escolhidos e descobrir novas oportunidades, as chamadas “Long Tails” (Cauda Longa) que são oportunidades e nichos de mercado, falaremos sobre isso em outro artigo.

“Marketing não é a arte de vender o que você produz, mas saber o que produzir” – Philip Kotler

Ferramentas para pesquisa

São diversas as técnicas e as ferramentas específicas para se realizar pesquisas e avaliações de palavras-chave, irei apresentar as ferramentas mais populares oferecidas pelo Google, e o melhor, são ferramentas gratuitas.

A utilização dessas ferramentas vão além do que irei mostrar aqui, são ferramentas poderosas e valiosas para qualquer projeto online, vamos explicar a funções básicas.

1. Google Trends

Nosso primeiro exemplo é o Google Trends, ferramenta muito interessante do Google. Com ele você pode analisar as tendências de pesquisa em um determinado período e em uma determinada cidade, assim como comparar e definir o melhor termo a ser utilizado em sua comunicação.

Como utilizar o Google Trends

Acesse o site http://www.google.com.br/trends/ e na caixa de pesquisa entre com dois ou mais termos, separados por vírgulas, veja no exemplo a seguir a pesquisa entre os termos: “Marketing Digital”, “Marketing Online”.

Como pesquisar no Google Trends

Exemplo de Pesquisa no Google Trends

Você pode usar produtos similares ou concorrentes por exemplo para saber qual deles é mais pesquisado, você pode utilizar 2 ou mais termos ao mesmo tempo.

Então será apresentado um gráfico com a quantidade (volume) de pesquisas entre os termos em um determinado período (por padrão o período é de 2004 até o momento atual).

Exemplo do gráfico de pesquisa do Google Trends

Gráfico de pesquisa no Google Trends

Filtrar a pesquisa: Datas

Através do menu lateral você pode escolher entre datas ou períodos específicos como por exemplo “últimos 12 meses”, com isso você terá mais precisão entre as tendências e o interesse pelo termo.

Escolhendo a data para pesquisa

Menu de datas do Trends

Filtrar a pesquisa: Localização, país ou cidade

Você deve especificar a localização para ter mais precisão na pesquisa, por exemplo se o seu mercado algo (target) está na cidade de São Paulo, escolha a cidade de São Paulo no menu de localização para ter acesso ao gráfico de pesquisa com tendências locais.

localização na pesquisa de marketing

Menu de localização do Google Trends

2. Google

O serviço de sugestão do Google é uma outra dica, ele é baseado nas últimas pesquisas recentes e relacionadas, por exemplo, ao iniciar uma pesquisa no Google ele irá sugerir termos, isso quer dizer que esses termos são os “mais” pesquisados nos últimos meses em relação ao assunto.

sugestão de palavras do google

Exemplo de sugestão de palavras-chave

Podemos concluir neste exemplo que esses 4 termos relacionados a “marketing” são os termos mais pesquisados no atual período e na localização atual da pesquisa (São Paulo, o google reconhece a localização através do ip). Podemos concluir ainda que neste momento o interesse por “marketing digital” é alto enquanto o termo “marketing online” não apareceu na lista de sugestões.

3. Planejador de palavras-chave (Google AdWords)

O Planejador de Palavras-Chave é uma das melhores ferramentas para pesquisa, aqui podemos ter quantidades, estimativas de pesquisas para cada termo em cada região, além de obter ideias novas. O serviço é também é gratuito, é necessário criar uma conta no Google AdWords, ao fazer isso você pode pular a etapa de pagamento, pois aqui não iremos falar de links patrocinados, apenas da ferramenta para pesquisa.

A ferramenta “Google Keywords Tools” não estará mais disponível nos próximos meses, no lugar dela poderemos utilizar o Planejador de Palavras Chave, uma ótima ferramenta do Google AdWords, para utilizar esse serviço é necessário criar a sua conta, não é necessário efetuar pagamentos e você pode utilizar seu email para essa conta.

Essa ferramenta tem como objetivo criar campanhas para links patrocinados (Pagar por termos e palavras-chave) e também para se estimar o custo de uma campanha mas ela é utilizada também como um recurso para pesquisas de marketing digital, onde podemos mensurar e quantificar as pesquisas, podendo com isso escolher os melhores termos e palavras para alcançar nosso “target”.

Como utilizar o planejado de palavras-chave

Planejador de palavras-chave

Ao escolher a opção “Procurar ideias de palavras-chave e grupo de anúncios” você poderá inserir seus termos e palavras, além disso você poderá configurar a localização por cidade, estado ou país, recomendo que deixe configurado “Todos os idiomas” para qualquer pesquisa.

Planejador de palavra-chave

Exemplo de pesquisa no planejador: Marketing Online; Marketing Digital, Brasil.

A utilização dessas ferramentas vão alem do mostrado neste artigo, todas elas possuem modos avançados de utilização assim como a possibilidade de exportação de dados para planilhas, essas são as principais Ferramentas utilizadas em Marketing Online, busque sempre mais informações nas páginas de ajuda, pois estão sempre em evolução, trazendo novas funções e melhorias.

Tenha sempre metas e objetivos, conheça bem o seu segmento e tente trabalhar com números e resultados, por exemplo obter 10% de visitas da média total de pesquisas para um determinado termo, por mês, regional e com origens das pesquisas orgânicas (não pagas).

Como otimizar imagens para sites

Otimizar Imagens

A otimização de imagens para sites é mais uma prática essencial para um bom posicionamento por um simples motivo, os buscadores como Google ImagensBing Imagens e outros ainda não conseguem “ler” imagens, por isso, é fundamental informar detalhes sobre as imagens em seu site, assim como otimizar o tamanho da imagem (o peso, não as dimensões da imagem).

Nome da Imagem

Nome da imagem para otimização de sites

Isso é algo simples mas muito importante, nunca salve suas imagens com nomes como: “xyz123.jpg” ou outras sequências que não serão compreendidas pelos buscadores ou usuários.

Geralmente quando você tira uma foto com uma máquina digital ou com o celular o nome da imagem é salva por uma sequência de letras e números como por exemplo: “DCIM0002013.jpg” ou “IMG0020120629.jpg“.

A recomendação aqui é que você altere o nome dessa imagem para alguma “breve descrição”, use uma palavra chave, mas sem exageros. Por exemplo se eu for publicar uma foto do meu cachorro (Shiva) na praia, vou alterar o nome para: shiva-na-praia.jpge

Não se preocupe muito em descrever a imagem com detalhes ou utilizar palavras-chave estritamente relacionadas ao seu conteúdo, isso deve ser algo natural, acredite, o jeito natural de otimização é o que traz melhores resultados, pois são realmente eficazes e os buscadores conseguem avaliar isso.

Obs: Não utilize espaços no título da imagem, recomendo utilizar hifens em palavras compostas, não deixe espaços pois eles serão formatados em códigos html como %20, nesse caso, o resultado seria shiva%20na%20praia.jpge e não é isso que queremos.

Tamanho da Imagem e Tempo de Carregamento

Quanto menor possível, melhor. Quanto mais leve for a imagem, menor será o tempo de carregamento da página (O Google confirmou que isso um fator no ranking), inclusive em dispositivos móveis. Estamos falando de milésimos de segundos e os buscadores dão prioridade para páginas que são carregadas em menos tempo, alem disso, pesquisas mostraram que o tempo médio de espera para o carregamento de uma página no smartphone é de 4 segundos ou a grande maioria acaba saindo do site (aumento da taxa de rejeição).

Se para você é importante disponibilizar a imagem em um tamanho maior, são diversas opões, disponibilizar a imagem para ser “baixada” em algum disco virtual como o Dropbox ou Google Drive ou hospedar a imagem em algum site específico para isso como Picasa ou Flickr por exemplo e criar miniaturas em seu site com links externos para a imagem e maior tamanho publicada nesses outros sites.

É verdade que imagens pesadas, em alta definição e cheias de mega pixels são ótimas para quem vai imprimir ou dar zoom para ver detalhes das imagens, mas não são indicadas para a grande maioria de sites na web, ao eliminar esses detalhes através de softwares, é possível manter a imagem com  a mesma qualidade aparente e um tamanho muito menor.

Obs: É possível através de softwares como o Adobe PhotoShop, reduzir o peso de uma imagem em até 80% ou mais sem perder qualidade, mantendo as dimensões originais. Fotos tiradas através do celular em média tem um peso de 4MB, você consegue reduzir o tamanho dessa imagem para 300Kb por exemplo, sem perder muita qualidade.

Reduzindo o tamanho de uma imagem para otimização

Título e Texto Alternativo (Alt Text)

Assim como falamos sobre o nome da imagem, é importante atribuir um título e um texto alternativo para a imagem, essas informações não são visíveis na página mas os buscadores utilizam essas informações para indexar as imagens, é a maneira como informamos ao buscador os detalhes da imagem, muitas pessoas ignoram isso mas essa é uma das partes mais importantes da otimização de imagens.

Escreva um titulo com as palavras-chave da imagem, atribua uma descrição detalhada, por exemplo:

Título e Descrição de imagens para web

Metadados da Imagem

Essa dica é muito útil para fotógrafos e sites com foco em imagens, é um assunto polêmico e não sabemos ao certo como o Google utiliza essas informações, mas sabemos que esses metadados são “lidos” e mantidos pelo Google, eu particularmente utilizo e acho muito importante, através dessas informações você pode especificar os direitos autorais e da imagem e ainda detalhes técnicos como por exemplo: tipo de câmera, foco, lente e diversas outras informações.

Para isso, clique com o segundo botão em “propriedades” da imagem e você terá a opção de adicionar essas informações na aba “detalhes”, veja o exemplo:

detalhes de imagem na otimização de sites