Google anunciou oficialmente que irá encerrar o Orkut dia 30 de setembro de 2014. O Orkut foi a primeira rede social, criada em 24 de janeiro de 2004, criada nos Estados Unidos, a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia.

O Orkut chegou a ter mais de 30 milhões de usuários ativos apenas no Brasil, foi ultrapassada pelo atual líder mundia, Facebook. Em 2008 o Google anunciou que seria operado pelo Google Brasil, tendo sua cede aqui no país devido a grande quantidade de usuários no país.

E agora?

Não se preocupe, se você utiliza o orkut, nada irá mudar até o dia 30 de setembro, você terá até lá para salvar suas informações e ou exportar suas fotos para o Google +.

Separamos alguns links úteis para que você possa exportar suas informações:

Para mais informações sobre o encerramento oficial do orkut, leia o artigo do Google no Blog do Orkut.

Nova pesquisa realizado pela Conversion sobre as Lojas Virtuais do Brasil apresenta mapa com faturamento, taxa de conversão e outras informações sobre o e-commerce brasileiro, são dados exclusivos da pesquisa realizada com mais de 100 milhões de visitas e 12 meses coletando informações nos mais diversos segmentos do mercado.

A região do brasil com maior faturamento é o SUDESTE com 72,1% e também é a região com o maior número de visitas: 66,7. Confira abaixo um resumo desses dados e o infográfico completo. O Objetivo desse estudo é que esta análise poderá ajudar o comércio eletrônico brasileira a continuar crescendo.

O E-Commerce no Brasil

Resumo das principais médias do comércio eletrônico Brasileiro:

  • Taxa de conversão média: 1,04%
  • Tempo médio de visita: 3’33”
  • Faturamento em 2014: R$39 bi

Faturamento por Região

Faturamento do E-commerce Brasileiro por Região:

  • SUDESTE: 72,1%
  • NORDESTE: 9,3%
  • NORTE: 2,1%
  • CENTRO OESTE: 5,2%
  • SUL: 11,3%

Visitas por Região

Visitas no E-Commerce Brasileiro por região:

  • SUDESTE: 66,7%
  • NORDESTE: 11,2%
  • NORTE: 2,2%
  • CENTRO OESTE: 5,9%
  • SUL: 14,1%

Taxa de Conversão por Estado

Taxa de conversão do E-Commerce no Brasil por estados:

  • MATO GROSSO: 1,3%
  • SÃO PAULO: 1,2%
  • RIO DE JANEIRO: 1,2%
  • ACRE: 1,1%
  • DISTRITO FEDERAL: 1,1%

Confira o infográfico completo:

mapa-ecommerce-do-brasil mapa-ecommerce-do-brasil-pagina-2

É muito comum clientes e amigos terem dificuldade na hora de publicar algum conteúdo em seus site, a plataforma WordPress é bem simples e muito funcional, basta entender o funcionamento do editor de texto que você não terá mais dificuldades.

Antes de mais nada, temos que prestar a atenção em um detalhe, existem duas maneiras de preparar o conteúdo no editor, existe o modo Visual (recomendado) e o modo Texto (você deve conhecer programação HTML).

Verifique sempre antes de iniciar o artigo se está no modo correto, recomendo que utilize sempre o mode Visual caso não tenha conhecimento em HTML.

modo-visual-editar-texto-wordpress

Após selecionar o modo do editor, repare na opção “Parágrafo”, é ali que iremos escolher se vamos utilizar um título, subtítulo, parágrafo ou outros…

Opções de Formatação de Post

Este é o menu de formatação de texto do WordPress, no qual se pode atribuir negrito, itálico, criar listas ordenadas e não ordenadas, criar citação, mudar alinhamento de textos e imagens entre outros.

No botão assinalado em vermelho, você poderá visualizar outras formatações extras do sistema, que são: Formatação de títulos, sublinhado, texto justificado, mudança de cor em textos e outras.

As duas opções assinaladas em laranja são importantíssimas, pois através destas você irá copiar e colar textos pré-formatados em documentos de texto normal, formatados em MS Word ou Open Office.

painel-formatacao-editor-wordpressAtenção: Esteja sempre atendo, pois o WordPress permite você copiar e colar textos sempre passar pelo botão de colar do Word, com isso você poderá colar excesso de formatação do Word para o seu artigo e desta forma isso poderá prejudicar a visualização do seu website.

Como utilizar os cabeçalhos no WordPress?

As opções de cabeçalhos do editor do WordPress equivalem aos códigos HTML: h1, h2, h3… e etc, por exemplo:

Cabeçalho 1 é o título 1 do artigo

Cabeçalho 2 é o título 2 (subtitulo) do artigo

Cabeçalho 3 é o título 3 (subtitulo) do artigo

e assim por diante.

Selecione o texto, sem deixar espaços antes ou depois do texto, após selecionar o texto, escolha no menu “Parágrafo” a opção desejada. Assim como no word ou em outros editores de texto, você deve formatar seu texto utilizando parágrafos, cabeçalhos e etc.

Veja um exemplo:

exemplo-selecionado-texto-editor-wordpress

 

Sendo assim, você pode utilizar fontes maiores ou menores em seu texto.

Como criar listas no editor do WordPress?

Recomendo que utilize listas para facilitar a leitura e obter uma aparência mais agradável em seus textos, alem disso, a utilização de listas é favorável para a indexação da sua página no Google por diversos motivos.

Vamos utilizar um exemplo onde iremos ter um Título e 5 ítens como lista, irei selecionar o texto “Título” e defini-lo como Cabeçalho 3, irei então adicionar os 5 ítens, selecionado os 5 iténs, irei clicar na opção “Lista não ordena”, no menu superior do editor:

inserir-listas-editor-wordpress

Resultado:

Título:

  • Ítem;
  • Ítem;
  • Ítem;
  • Ítem;
  • Ítem.

*Pressione duas vezes a tecla “enter” para finalizar a lista e voltar a formatação de texto padrão (parágrafos)

Como inserir links (hyperlink) em seus textos no WordPress?

É muito comum as pessoas adicionarem o endereço completo de uma página por escrito em seus artigos, isso é ruim por diversas razões mas para mim, o pior é a questão estética, as URL’s longas atrapalham a leitura do visitante.

Para isso, recomendo que utilize a função “Inserir Link” no editor do WordPress, é bem simples de se utilzar.

Copie o endereço da página que será “linkada” e então escreva o texto normal, ou uma palavra como “Clique”. Selecione o texto que irá contem o link, no caso vamos utilizar “Clique” como exemplo, então, após selecionar o termo ou palavra, clique na opão “Inserir Link”:

inserir-links-editor-wordpress

Insira o endereço da página destino (aquele que já copiamos) no campo solicitado (URL) e coloque um título para o link (utilize o título da página de destino, se o link for para a página do Google, o título deve ser: Google, por exemplo):

adicionando-links-editor-wordpress

Após inserir a URL e o Título, clique em “Adicionar link”, pronto, a palavra ou texto previamente selecionado irá agora estar com um link para a página que está mencionando, melhor que colar aquelas URL’s gigantescas que atrapalham a leitura e nem sempre o visitante consegue clicar ou copiar o endereço.

Resultado:

Google

Como aumentar ou diminuir o tamanho de um texto ou uma palavra através do editor?

É comum quando escrevemos um texto inserir uma legenda, observação ou assinatura e queremos as vezes deixar esse texto menor ou maior, caso você não queira utilizar os cabeçalhos para isso e nem negritar a frase, você poderá inserir um código HTML entre a frase ou palavra, definindo o tamanho em pixels, no caso do HTML, px.

Não é possível alterar ou personalizar o tamanho da fonte diretamente pelo editor, para fazer isso será necessário utilizar um código HTML no modo Texto do editor.

Para isso você deve antes de mais nada alterar o editor para o modo Texto (HTML), cuidado para não alterar a fortação do conteúdo já existente, então você deve inserir o código <span style=”font-size: 20px;”> Exemplo </span>.

Repare que o valor 20px é o tamanho que escolhi, porém você pode escolher o valor que quiser, maior ou menor. Adicione sempre o código <span style=”font-size: 20px;”> na frente do texto que irá alterar e no final adicione o código </span> para não alterar o restante do conteúdo.

Resultado:
Exemplo da fonte em 20px

Atenção: Não utilize esse código no modo Visual pois não irá funcionar, tenha certeza de alterar o modo do editor para o modo Texto, caso ainda não consiga utilizar o código, tente alterar o sinal de aspas “” caso tenha copiado e colado o código, as vezes ele pode ser alterado e isso causa problema.

Marketing Digital: Dicas Rápidas

Reunimos 10 dicas para marketing digital, dicas rápidas e eficientes que com certeza irão trazer melhorias em seu site, blog ou até mesmo e-commerce.

1. Qual o seu Objetivo?

Muitos proprietários de pequenas empresas vivem com o velho ditado “se você construir, eles virão”. Mas no mercado atual e crescente da internet hoje, isso não poderia estar mais longe da verdade. Ao criar seu site, a primeira coisa que você precisa pensar é sobre qual o objetivo exato do site? Para gerar contatos? Vender produtos? Vender serviços? Fornecer um cartão de visita online para aprimorar e complementar suas campanhas tradicionais de marketing?

Dependendo dos seus objetivos é crucial para se ter sucesso desenvolver um site que irá funcionar para você e para o seu negócio, seja qual for o objetivo, existem diversas maneiras de criar um site correto, como envolver os usuários e criar uma certa interação deles com seu negócio. Por exemplo, criar um site apenas informativo com uma presença ativa de marketing é muito diferente (layout e arquitetura) de um site onde o objetivo é gerar leads (contatos).

2. Avalie o seu Conteúdo

Como sempre dizemos, “O CONTEÚDO É REI!” Entender bem o seu negócio e o que seus clientes ou potenciais clientes estariam interessados ​​é sempre o primeiro passo na geração de conteúdo. Por exemplo, um empreiteiro que está desenvolvendo um site precisa entender o que os potenciais clientes estão interessados ​​quando estão procurando um empreiteiro. Em vez do básico “nós estivemos no negócio por 30 anos”, conteúdo de qualidade se resume a depoimentos, projetos anteriores, galerias de fotos de seu trabalho, e até mesmo perguntas mais frequentes. Considerando o desenvolvimento de um site para um escritório de advocacia, o conteúdo pode ser mais informativo, focado nos resultados já conquistados, nas áreas do direito praticadas pelo escritório, nas perguntas mais freqüentes e sobre a experiência individual de cada advogado.

Questões básicas para geração de conteúdo de qualidade:

  • Quais informações o seu site apresenta?
  • O conteúdo é original?
  • Quão útil é o conteúdo?
  • Seu conteúdo corresponde aos objetivos do seu negócio?
  • Quantas vezes você está atualizando o seu conteúdo? Está atualizado?

3. Análise

Surpreendentemente, muitos dos clientes que trabalhamos não tem o Google Analytics instalado. Google Analytics é um serviço de monitoramento gratuito que o Google oferece e tem a capacidade de realmente se aprofundar no desempenho do site e interação dos visitantes, informações como: quantas pessoas chegam ao seu site, as páginas que eles geralmente navegam, quanto tempo eles permanecem na página, e até mesmo o quão rápido eles visitam o site e vão embora. Embora existam diversas outras métricas avançadas, algumas dessas informações básicas já podem dizer muito sobre a eficácia e sobre sua presença na web.

Configure sua conta no Google Analytics:  http://analytics.google.com

Se precisar de ajuda para configurar sua conta ou analisar sua performance, por favor entre em contato conosco!

4. Aproveite os diretórios locais gratuitos

Existem diversos diversos e ótimos diretórios locais para empresa e que são totalmente gratuitos, esses diretórios são excelentes em marketing digital. Cadastre sua empresa em cada um desses diretórios listados abaixo e você verá um aumento de visitas em seu site e talvez de contatos também.

Apenas atenção e cuidado, muitos dos diretórios por aí irão tentar fazer com que você compre “upgrades” ou pague por melhores resultados, você não precisa fazer isso.

5. Verifique o site de seus concorrentes

Comece fazendo uma pesquisa com as palavras-chave que você espera que seu site apareça e verifique os concorrentes que aparecem. Geralmente você pode obter algumas informações que esqueceu e obter ideias a partir dos sites concorrentes que já estão bem classificados. NOTA: Certifique-se de NÃO copiar qualquer conteúdo de sites concorrentes e colocá-lo no seu.

6. Você pode amar seu site, mas…

Revise seu próprio site, você pode ama-lo mas ele não funciona. Sim, nós sabemos que você pode simplesmente amar seu site, e pode ser difícil aceitar que ele não seja eficiente. Mas a realidade pode ser bem diferente. Alguns dos sites mais bonitos que já vimos são de longe os mais ineficientes para o segmento em que ele se encontra. Combinar um design de qualidade com um site eficiente pode ser uma tarefa difícil, você quer passar a melhor aparência possível do seu negócio mas ao mesmo tempo não quer comprometer a boa experiência do usuário.

7. Comece a Blogar

Nós sabemos, sim, blogar pode consumir muito tempo, mas ao mesmo tempo pode realmente te ajudar a divulgar sua marca e empresa por aí! Alguns do benefícios de ter um blog incluem o ganho de visibilidade como líder de pensamento, envolver os clientes com diálogos e proporcionar valiosos benefícios em SEO (otimização de sites), apenas para mencionar alguns.

Mas o maior benefício mesmo é que você estará “humanizando” a sua marca!

8. Vídeo

A popularidade dos vídeos online não param de crescer nos último anos, e sem o menor sinal de que isso irá mudar. Criar alguns vídeos de qualidade sobre o seu negócio pode ser uma ótima maneira de apresentar sua empresa, o seu trabalho para clientes e potenciais clientes.

Os vídeos estão sendo cada vez mais apresentados nos resultados de pesquisa dos maiores buscadores como o Google, o que pode ajudar potenciais clientes a encontrarem  sua empresa. A criação desse vídeo não deve ser cara, você pode conseguir ótimos trabalhos por um preço acessível.

9. Conheça suas palavras-chave

Alguns de nossos cliente nos contratam para rever a sua presença online e nos fornecem uma lista de termos e palavras-chave que gostariam de estar bem classificados. Depois de analisar as palavras-chave e os termos através de algumas pesquisas na web, normalmente acabamos descobrindo enormes oportunidades para outras palavras-chave, enquanto que os termos pretendidos pelo cliente mal são pesquisados.

Pesquisa de palavra-chave pode ser uma tarefa complexa e não muito simples com a quantidade de ferramentas dicas disponíveis, conte conosco para descobrir as palavras e os termos que serão mais eficazes para o seu negócio.

10. Entre em contato!

Nós podemos ajudar o seu pequeno negócio obter destaque frente aos outros. Entre em contato conosco e iremos discutir seus objetivos básicos e as melhores soluções – nossa primeira pesquisa é gratuita.

Tendências de Marketing Online e dicas para pequenas empresas. SCORE, sites referência para pequenas empresas nos EUA, divulgaram e provaram que sites eficientes, marketing online, conteúdo, redes sociais e sites responsivos (sites otimizados para dispositivos móveis) são ferramentas extremamente importantes para ajudar os consumidores a encontrar e ou comprar de pequenas empresas.

Fazendo seu site funcionar: Quando você está online, você está nos negócios.

Quem procura sua empresa?

97% pesquisam online por produtos e serviços locais!
70% dos usuário de smartphones ligaram para a empresa após uma pesquisa.
61% dos consumidores americanos realizaram uma compra com base em recomendações de blogs.
70-80% dos usuários ignoram anúncios pagos e focam nos resultados da pesquisa.

Mas a maioria das pequenas empresas ainda não juntaram todas as peças

47% Nem mesmo possuem um website…
65% Não conseguem contatos online…
95% Não possuem sites responsivos, otimizado para dispositivos móveis…
75% Não se integram com as redes sociais…

Então o que fazer?

Comece a interagir!

Empresas do setor de consumo que geram conteúdos e utilizam blogs possuem 88% a mais de ligações por mês do que aqueles que não o fazem.

Tenho um Site!

Esteja aberto 24/7, em todos os lugares. 67% dos usuários dizem que preferem comprar de sites otimizados para celulares (sites responsivos).

Seja Social!

As empresas que adicionam as mídias sociais em seus sites receberam 400% a mais de visitantes únicos.

Infográfico original:

 

SCORE INFOGRAPHIC

 

 

 

Um estudo desenvolvido pela SCUP com 209 profissionais do Brasil, mostrou que o facebook ainda é a principal rede social em estratégias de marketing.

58,85% dos profissionais discordam que o Facebook está morrendo.

Qual o papel do Facebook no futuro do marketing digital?

Quase 90% dos profissionais concordam com a afirmação que o Facebook é a principal plataforma da estratégia de redes sociais de empresas e agências.

Quase 45% dos profissionais pretendem aumentar os investimentos no Facebook nos próximos 3 meses.

Quais os maiores benefícios do Facebook em marketing?

Entre os entrevistados:

  • 80,86% – Aumenta a visibilidade das suas ações de marketing;
  • 49,28% – Aumenta o tráfego dos seus sites;
  • 51,20% – Insights para melhorar produtos e serviços;
  • 31,58% – Gera advogados da marca;
  • 26,79% – Gera leads;
  • 24,40% – Gera novos negócios (vendas)
  • 2,87% – Não traz benefícios.

O Facebook deve se tornar irrelevante em…?

  • 36 meses: 41,15% dos profissionais;
  • 24 meses: 29,19% dos profissionais;
  • 12 meses: 11,48% dos profissionais;
  • Nunca: 17,22% dos profissionais acham que o Facebook nunca se tornará irrelevante.

 

Veja o infográfico da pesquisa abaixo:
infográfico sobre tendências do facebook e marketing digital

Tendências em marketing digital para 2014

Brian Boland, vice-presidente de marketing de produto do Facebook, indica tendências e o que o Facebook espera para 2014.

Com a virada do ano é inevitável não refletir sobre o ano passado e imaginar como será o próxima ano. Podemos dizer que em 2014 será mais um ano de crescimento rápido para o mercado de marketing digital. No ano passado esse mercado evolui muito e irá continuar assim, nesse ritmo acelerado para acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor.

O foco da estratégia de marketing digital será no fortalecimento do impacto mobile (dispositivos móveis como Smartfones e Tablets), melhorando significativamente a relevância dos anúncios para as pessoas nesse segmento, envolvendo o cliente na arte da construção da marca.

Com isso em mente, aqui estão algumas previsões para 2014

  • O termo “mídia social” será usado cada vez menos, o termo irá desaparecer lentamente. Os profissionais de marketing digital e as empresas já estão percebendo que essas plataformas digitais já são veículos de massa. “A internet está evoluindo para ser um dos meios com maior impacto quando o assunto é engajamento em escala, e capaz de atender aos objetivos de negócio dos anunciantes”, afirma Boland.
  • Horário de pico ou horário nobre será a qualquer momento, todos os dias, todos os horários. Com o tempo gasto na internet, especialmente através de dispositivos móveis, em continua evolução. Até o final de 2013, o tempo gasto online superou o tempo gasto assistindo TV, de acordo com estimativas eMarketer. As empresas podem alcançar pessoas com conteúdo relevante a qualquer momento, em qualquer lugar e em grande escala.
  • As empresas devem focar no “mobile” em suas iniciativas de construção de marca, muitas empresas serão descobertas através do celular em 2014. Branding é sobre pessoas, se conectar com elas, envolvê-los, influenciá-las – e espero que, em alguns aspectos até mesmo inspirando-as. O celular é o canal onde tudo isso está acontecendo agora.
  • As ferramentas de marketing digital vão nivelar as empresas de qualquer tamanho e segmento no quesito mensuração e segmentação uma vez que essas ferramentas poderosas estão estão disponíveis a qualquer empresa, não apenas as grandes como para as de menores porte.

A fórmula para o sucesso é uma combinação de alcançar o alvo, mensagens relevante, freqüência e mensuração. Todos esses componentes estão disponíveis no digital e móvel, e nunca antes essas ferramentas foram tão precisas e eficiente.

Dance mais e beba menos

HEINEKEN convida os jovens a “Dançar Mais e Beber Menos” em nova campanha global para tornar o hábito de beber com moderação um hábito legal.


Dance More Drink Slow
Créditos:
Executive Creative Director/s: Bruno Bertelli and Cristiana Boccassiniæ
Creative Supervisor/s: Fabrizio Tamagni and Michela Talamona
Copywriter: Michele Picci
Art Director: Valeria Vanzulli
Producer/s: Mariella Maiorano
Account Director: David Pagnoni
Photographer: Julien Soulier
Production Company: Partizan Darkroom
Director: Philip Andelman
Producer: Robin Accard

E-mail marketing sem estratégia não funciona. É uma ótima ferramenta e uma das melhores opções se utilizada corretamente, porém não se deve confundir a pratica de SPAM com e-mail marketing.

E-mail marketing sem estratégia

Com a alta procura e utilização do e-mail marketing pelas empresas no Brasil e no mundo é preciso ter alguns cuidados para que essa excelente ferramenta seja de fato eficiente. Pela falta de informação ou experiência, muitos acabam praticando o e-mail marketing sem nenhuma estratégia e com isso acabam praticando SPAM, incomodando diversas pessoas alem de desperdiçar recursos.

A prática do e-mail marketing deve ser planejada, ter objetivos e ser mensurada, sempre com foco em um determinado público alvo que tenha afinidade e interesse em receber a mensagem.

Pesquisas recentes ainda mostram que no e-commerce o e-mail marketing ainda é a ferramenta que mais gera receita, apresentando uma alta taxa de conversão. Isso acontece por que muitas empresas sérias desse segmento sabem como utilizar essa ferramenta e tentam reduzir ao máximo o envio de e-mails indesejáveis, respeitando os consumidores e sempre oferecendo promoções “potencialmente” interessantes.

Ainda assim, essas empresas oferecem de maneira simples e prática uma forma para o cliente se descadastrar quando ele quiser, sem “pegadinhas” ou dificuldades.

Algumas dicas básicas

[list icon=”arrow”]

  • Mantenha a lista de contatos atualizada;
  • Não compre listas de contatos pela internet, isso é literalmente uma “furada”;
  • Ofereça sempre uma opção simples e fácil para descadastro;
  • Tenha sempre objetivos e mensure suas campanhas;
  • Ofereça o Opt-in, o cliente só deve receber o e-mail marketing caso ele realmente deseje;
  • Utilize a fanpage da empresa no Facebook para criar listas.[/list]

Definição do E-mail marketing

O E-mail Marketing é a utilização do e-mail como ferramenta para executar ações de Marketing Direto, pela sua facilidade e “baixo custo”, atinge um grande número de pessoas em pouco tempo.

Principais vantagens

[list icon=”arrow”]

  • Direto, pois você define a mensagem que será enviada diretamente a usuários potenciais;
  • Mensurável, pois você pode medir conversão, cliques, falhas de envio, endereços inválidos, mensagens abertas e etc.;
  • Viral, simplesmente possível amigos encaminhar para outros sucessivamente.[/list]

Planejamento de e-mail marketing

Antes de executar uma ação de e-mail marketing, você deve fazer um planejamento, mesmo que simples, ao menos para responder algumas perguntas:

[list icon=”arrow”]

  • Falar sobre o quê?
  • Enviar para quem?
  • Como enviar?
  • Como analisar o retorno?[/list]

8 etapas do Planejamento

[list icon=”arrow”]

  • Objetivo da ação;
  • Tipo de campanha;
  • Definir o público-alvo;
  • Compor a mensagem;
  • Selecionar os destinatários;
  • Testar e aprovar;
  • Enviar;
  • Mensurar.[/list]

Mesmo que ainda muitos empresários usem indiscriminadamente o e-mail marketing, enviando mensagens a muita gente, sem nenhum objetivos e nenhuma mensuração de resultados, comprando listas de e-mails e enviando sem nenhum critério (caracterizado como SPAM), essa ferramenta ainda compensa. Muitos não acreditam mais no e-mail marketing pois já temos uma geração que nem lê e-mail mais.

Mas se for utilizada corretamente e planejada, essa ferramenta pode ser muito eficiente, as taxas de cliques das campanhas de e-mail marketing são mais de 10 vezes maiores que as mídias sociais.

Pesquisa IBOPE 2013 E-commerce

Comodidade e melhores preços são os principais atrativos para o comércio eletrônico revela a pesquisa realizada em outubro de 2013 com 406 internautas brasileiros, para o congresso: E-Commerce Brasil Operações e Negócios 2013.

Alguns dados da pesquisa

[list icon=”arrow”]

  • 86% Afirmam que já compraram produtos pela internet;
  • 65% São das classes A + B;
  • 28% Tem idade entre 25 e 34 anos.
  • [/list]

Por que comprar pela internet?

[list icon=”arrow”]

  • 93% Comodidade;
  • 85% Melhores preços;
  • 66% Variedade.

[/list]

Entre os que não compram pela internet, 56% alegam medo de não receber o produto.

Categorias mais compradas

[list icon=”arrow”]

  • 66% Eletroeletrônicos;
  • 41% Telefonia;
  • 40% Livros, CDs e DVDs;
  • 39% Vestuário e calçado.[/list]

Formas de Pagamento

[list icon=”arrow”]

  • 83% Compram com cartão de crédito[/list]

Onde melhorar

[list icon=”arrow”]

  • 62% Problemas com atraso na entrega[/list]

Veja a baixo mais informações e dados da pesquisa:

o comércio eletrônico brasileiro