O conteúdo e o e-commerce são provavelmente as duas principais forças da economia online, onde se vendem produtos, conteúdos e anúncios e muitos sites fazem pelo menos duas ao mesmo tempo, criando conteúdo para vender alguma coisa.

Os blogueiros precisam monetizar o seu site para poder viver da criação de conteúdo enquanto lojas online precisam aumentar o seu marketing e as suas vendas; como consequência, na maioria das vezes o conteúdo e o e-commerce dependem um do outro para terem sucesso.

Felizmente, o WordPress é capaz de trabalhar esses dois aspectos como nenhuma outra plataforma e neste artigo vamos mostrar como o WordPress pode te ajudar em cada uma das áreas.

Por que conteúdo e e-commerce são companheiros perfeitos?

Antes de falar o que o WordPress pode fazer por você  vamos falar sobre como essas áreas se dão tão bem juntas.

Conteúdo cria confiança entre as partes

A criação de conteúdo é uma das melhores formas de criar uma relação entre a sua audiência e compradores. Por que? Porque o conteúdo é sobre eles, não sobre você; sempre lembre-se disso!

Criar e oferecer bons conteúdos muda a conversa com o cliente de “Ei, compre as nossas coisas!”, para ”Olha essa informação útil e interessante que estamos te dando de graça! Ah, nós também vendemos algumas coisas, que tal dar uma olhada?“.

Como é fácil de notar, a segunda maneira de se aproximar do cliente é muito menos intrusiva do que ficar forçando os produtos para ele. Além disso, ao dar conteúdo gratuito você inicia uma conversa que cria autoridade, expertise e confiança.

Ao fazer isto você aumenta as chances de que os visitantes se interessem em comprar o que você tem a oferecer. Esta prática vai ajudar a posicionar o seu site como um líder do segmento e deixar a marca reconhecida.

O conteúdo melhora o SEO e o tráfego

O Google e os outros buscadores adoram conteúdo, especialmente se ele for de alta qualidade e único, e as pesquisas mostam que devem ter na média 2.500 palavras. Na verdade, este tipo de conteúdo é sempre encontrado na primeira página dos resultados de pesquisa.

Porém, é muito difícil conseguir alcançar 2000-3000 palavras com a páginas de produto mas esse tamanho é perfeito para artigos em blogs.

É por isso que a criação de conteúdo é tão importante para ranquear bem nas pesquisas e trazer novos visitantes. Além do mais, todo novo conteúdo é uma página a mais para ser indexada no Google e uma nova chance de atrair potenciais compradores.

Somado a isto também está o fato de que conteúdo de qualidade é bom para garantir autoridade no assunto, além do link building, que aumentará bons resultados em pesquisas.

Conteúdo de qualidade aumenta a exposição em mídias sociais

Além dos resultados de pesquisa, o conteúdo também é essencial para a esfera das redes sociais. As plataformas de mídia social não são mais um lugar onde as pessoas postam como elas estão se sentindo ou o que comeram no almoço. Essas plataformas se tornaram um buscador alternativo onde usuários procuram por produtos, serviços e informações.

Por este motivo, as redes sociais se tornaram uma importante ferramenta de marketing. Se você oferece conteúdo útil, atualizado e que ajuda as pessoas a resolverem problemas, elas ficarão mais do que contentes em clicar e compartilhar a informação.

Nesses casos a regra do “mais é melhor” também funciona, já que artigos com maior número de palavras são mais compartilhados em redes sociais normalmente.

Além disso, se você estiver criando o seu próprio conteúdo, terá material para compartilhar nas mídias que podem trazer clientes para o seu site. Conteúdo de qualidade é a melhor maneira de ganhar seguidores, aumentando assim o alcance do seu conteúdo.

Estudo BuzzSumo: artigos com mais palavras recebem mais shares
Estudo BuzzSumo: artigos com mais palavras recebem mais shares

E finalmente, quem sabe, os seus artigos podem acabar viralizando e trazendo milhares e novos visitantes para o seu site de uma única vez.

Conteúdo é bom para conversões

Um bom conteúdo cria mais razões para que as pessoas fiquem mais tempo no seu site. Mais tempo navegando no site quer dizer mais chance de converter.

Isto é especialmente verdade se o seu conteúdo aumenta a confiança dos leitores. É possível fazer isso criando conteúdo engajador, informativo, útil e de valor. Se você criar uma relação com a sua audiência através do conteúdo, eles ficaraão felizes em continuar comprando os seus produtos.

Marketing de conteúdo custa pouco

Ao contrário das outras formas de divulgação, o marketing de conteúdo pode ser feito de forma barata. Com ferramentas gratuitas como o WordPress e as mídias sociais, o maior investimento nesta modalidade é o seu tempo. E não se engane, criar conteúdo compartilhável leva bastante tempo. Porém, vale a pena.

Com cada conteúdo criado, você está construindo um mercado auto-sustentável. Isso acontece porque todo o conteúdo que você publica continua relevante na internet, criando propaganda para o seu site. É assim que o site cresce como autoridade no assunto.

Fatores indiretos

Sim, ainda existem milhares de outros fatores indiretos na criação de conteúdo que lhe auxiliam em suas vendas…

Imagine que você venda joias e escreva um post super bacana sobre as pedras preciosas. muito embora o usuário tenha entrado no seu site para ler esse artigo e não tenha interesse algum em comprar nada, esse usuário está marcado com cookies e provavelmente verá seus anúncios pelos próximos 6 meses, além de ter oportunidade de captar o e-mail dele e ainda ativar uma ação de push!

WordPress – Funk Fenomenal

Então, já que o marketing de conteúdo é tão bom, como o WordPress pode ajudar? É disso que vamos falar agora!

Feito para blogs

O WordPress começou como uma simples plataforma para blogs. Agora, ela evoluiu para uma poderosa ferramenta para a criação de qualquer tipo de site, desde portfólios até lojas virtuais.

Porém, a criação de conteúdo ainda é parte central do WordPress. Isto é evidenciado pelo poderoso editor WYSIWYG que deixa qualquer um, até mesmo iniciantes, criar páginas da web e posts para blog de maneira rápida e fácil.

Além desta facilidade, ele também conta com uma grande capacidade multimídia. Além do gerenciamento de imagens, ele também permite auto incorporação de vídeos do Youtube e até do Twitter. Tudo o que você precisa para conteúdo de alta qualidade na internet.

SEO Treta

Nós já comentamos sobre como a criação de conteúdo ajuda nos resultados dos buscadores. Além de dar as ferramentas para você trabalhar o seu conteúdo, o WordPress também é amigável com o SEO já “de fábrica”.  Isso quer dizer que apenas de usar a plataforma você já tem uma fundação sólida para o sucesso nos buscadores.

Porém, a verdadeira mágica acontece quando você entra nas extensões da plataforma. Plugins como o Yoast SEO (minha preferência e o All-in-One SEO Pack são poderosos na hora de levar o seu conteúdo ao próximo nível, o mais improtante: são opções fáceis de gerenciar e ainda grátis!

 

Pronto para mídias sociais

Não vamos nos esquecer das redes sociais. Nós falamos sobre a importância dessas redes como fonte de tráfego. Como o WordPress lida com isso?

A plataforma WordPress é completamente pronta para mídias sociais. Os posts do WordPress não são apenas facilmente compartilháveis, mas também há um grande número de plugins que podem ajudar a melhorar esses compartilhamentos.

Pronto para e-mail marketing

Listas de e-mail ainda são importantes canais de divulgação. Pessoas que confiam em você o suficiente para dar o endereço de e-mail deles tem mais chance de voltar ao seu site. Mas para isso é preciso dar um motivo para eles terem essa confiança.

É importante para qualquer site criar uma lista de e-mail sólida. Essa é outra facilidade do WordPress. Com ferramentas como o MailChimp for WordPress e Sumo Me, qualquer um pode criar um formulário de contato em pouco tempo.

Responsivo em Mobiles

No ambiente online atual, ser responsivo com dispositivos mobiles não é mais uma opção. Na verdade, os visitantes que usam aparelhos móveis já superaram os usuários de desktop.

Os números para o comércio através de dispositivos móveis é ainda mais dramático. Até o final do ano acredita-se que as compras online serão 70% feitas através de celulares.

Outro fator importante é que o Google e outros buscadores favorecem sites que são responsivos em dispositivos móveis. O Google é ainda mais severo, nem mesmo ranqueando os sites não responsivos.

Felizmente, praticamente todos os temas modernos do WordPress são responsivos em qualquer plataforma ou navegador.

O WordPress coloca o poder do E-commerce na palma da sua mão

Ok, agora que sabemos o que o WordPress pode fazer para o seu conteúdo, vamos falar sobre o que a plataforma pode fazer em termos de comércio.

É bom lembrar que o que foi mencionado acima também serve para o e-commerce. Por exemplo, um bom SEO e um site responsivo também são importantes para um comércio digital. Vejamos o que mais o WordPress tem a oferecer para você.

Plugins de e-commerce

O WordPress oferece muitas ferramentas para criar lojas online, a maior dessas ferramentas é o WooCommerce.

Esta não é apenas a maior ferramenta do WordPress, mas uma das maiores soluções de comércio em toda a internet. Mais de 40% das lojas online usam o WooCommerce.

Além disso, também existem plugins especializados como o Easy Digital Download, feito para venda de produtos digitais. É até possível fazer o WordPress funcionar em conjunto com soluções de e-commerce terceirizadas, como o Shopify. Dessa maneira é possível aproveitar o melhor dos dois mundos.

Centenas de temas de e-commerce

Além dos plugins citados, também existe uma série de temas prontos para e-commerce. Os temas do WordPress podem deixar a sua loja online com um ar profissional em segundos.

Por exemplo, ao pesquisar por “Temas WooCommerce” são encontrados mais de 400 temas todos gratuitos. Com tantas opções gratuitas, além dos temas pagos, é certeza que você encontrará o que precisa. Se optar pelos temas pagos vá ao Themeforest com ótimos temas pagos com uma excelente relação custo benefício.

Mesmo que você não encontre o que procura exatamente, o WordPress possui uma grande possibilidade de customização. Na maioria das vezes, é possível implementar o e-commerce você mesmo ou com a ajuda de um profissional.

Baixo custo de implementação

Em contraste com soluções de e-commerce terceirizadas, os custos com lojas online criadas com o WordPress são baixos.

Primeiro de tudo, a maioria dos recursos mencionados acima são gratuitos e com algumas limitações. É possível testar todas as soluções disponíveis e ver qual é a melhor para você sem precisar de nenhum comprometimento financeiro.

Além disso, recursos adicionais são vendidos mais baratos do que outras soluções para lojas digitais e sem a necessidade de pagar mensalidade.  Também não há cobrança de taxas em caso de remanejo de inventário como algumas plataformas fazem.

Juntando essas facilidades com o fato do WordPress ser gratuito, é possível criar uma loja online em pouco tempo e usando apenas uma fração do que seria gasto com outros sistemas proprietários. Eu mesmo já usei temas premium prontos para criar lojas virtuais prontas em 10 dias.

Conteúdo e E-commerce em poucas palavras

Grande parte do universo online está focado na criação de conteúdo e nas vendas online. Não é de se espantar, afinal combinar os dois é uma das melhores formas de ganhar dinheiro na internet.

Isso acontece porque o marketing de conteúdo é uma das melhores formas de divulgação existentes, sem sem intrusiva e com ótima relação custo benefício, provavelmente a melhor dentre todas opções.

Felizmente, o WordPress é versátil para fazer as duas coisas. Como vimos no artigo, a plataforma oferece muitos benefícios para criação de conteúdo e de comércio online. Isto faz do WordPress o companheiro perfeito para criar um site popular e rentável.

*Texto original publicado por Seo Martin.

 

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