Sites Responsivos, a Evolução da Internet - Agência ATF
Sites Responsivos, a evolução da internet

Sites Responsivos, a Evolução da Internet

O que é site responsivo?

Afinal de contas, o que é site responsivo? Sites responsivos são aqueles que adaptam seu conteúdo (menus, páginas, imagens, textos, etc.) ao tamanho da tela, independentemente de qual dispositivo o usuário esteja utilizando para acessá-lo. Em outras palavras, sites que possuem web design responsivo têm páginas adaptáveis para todos os dispositivos.

Atualmente, sites responsivos deixaram de ser um capricho e estão se tornando cada vez mais um item básico para as empresas. A combinação de dois fatores contribui fortemente para isto:

  1. Aumento na velocidade e qualidade da internet móvel
  2. Crescimento no número de smartphones

Com a evolução das tecnologias para internet móvel e a popularização dos smartphones, o comportamento de acesso à internet vem se alterando. Cada vez mais pessoas utilizam estes dispositivos para navegar, não mais se restringindo somente aos PCs.

Uma pesquisa realizada pelo IAB Brasil, mostrou que o número de proprietários de smartphones e a utilização de smartphones para acesso a internet cresceu 20% em 2014 e 30% se comparado ao ano de 2012.

Para se ter uma idéia, em termos de utilização, 50% dos que possuem smartphones passam pelo menos 2 horas por dia navegando na internet em seu dispositivo móvel.

Segundo o Google, 61% dos usuários se mostram insatisfeitos quando um site não abre corretamente em seu celular ou tablet. Isso se deve ao fato de que, apesar das mudanças na maneira como as pessoas estão acessando a internet, muitos sites ainda não estão preparados para lidar com este cenário multi-dispositivos.

Sites responsivos são uma questão de adaptação a uma nova realidade. O conforto de navegação é muito maior e consequentemente a experiência do usuário final também. Sites responsivos tornam a navegabilidade muito mais amigável.

Sites responsivos tanto estão se tornando um requisito básico que, em Dezembro, o Google anunciou uma atualização em seu algoritmo de busca para priorizar sites responsivos em seus resultados.

Critérios considerados pelo Google:

  • Evitar softwares que não sejam comuns em dispositivos móveis, como Flash
  • Usar textos que sejam legíveis sem aumentar o zoom
  • Dimensionar o conteúdo no tamanho da tela para que os usuários não precisem rolar horizontalmente nem aplicar zoom
  • Posicionar os links afastados o suficiente para que se possa tocá-los com facilidade

Como Testar Sites Responsivos

Para saber se um site tem design compatível com dispositivos móveis, o Google disponibilizou uma ferramenta de testes. Caso seja incompatível, a ferramenta inclusive indica quais os motivos.

Exemplos de Sites Responsivos

O site da atf Marketing é um exemplo de site responsivo. O site Froont também, e inclusive tem um artigo que ilustra bem os impactos na navegação de ter ou não um site responsivo.

 “Não sobrevive a espécie mais forte, mas a que se adapta à mudança.” – Charles Darwin

Saiba mais sobre sites responsivos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *