Importância do Conteúdo - Agência ATF
Conteúdo é Rei

Importância do Conteúdo

Em uma era de economia da atenção, cada dia mais se fala a respeito da importância do conteúdo para as empresas e seus clientes.

Some-se a isso a inversão do vetor de marketing, com a mudança de foco das mídias e propaganda tradicionais (onde as empresas buscavam os consumidores), para as mídias digitais interativas (onde os consumidores buscam as empresas). Tem–se então um cenário onde grandes empresas, que antes se privilegiavam com as mídias de massa, começaram a disputar atenção com uma gama muito maior de outras empresas, dos mais diversos portes.

“A riqueza de informação cria pobreza de atenção, e com ela a necessidade de alocar a atenção de maneira eficiente em meio à abundância de fontes de informação disponíveis.” – Herbert Simon

Nesse novo cenário, em que se tornou praticamente mandatório para qualquer empresa estar na internet, conteúdo não tinha tanta importância, o foco era ter um site.

Ao longo do tempo, os mecanismos de busca foram sendo aprimorados e estão mais inteligentes do que nunca. O “business” de um buscador é trazer o melhor resultado possível para atender a expectativa de quem está buscando algo.

Considerando o ponto acima, esses mecanismos de busca estão evoluindo para um rankeamento mais qualitativo dos resultados, não só no que toca ao conteúdo, mas também no que diz respeito a performance do site ( =melhor experiência para o usuário final).

Citaremos aqui três pontos a serem considerados para explicar um pouco melhor a importância do conteúdo:

  • Encontrabilidade;
  • Atratividade;
  • Fidelidade.

Encontrabilidade

É através do conteúdo que grande parte do seu público vai chegar ao seu site. Considerando este fato, é fundamental abordar assuntos que sejam do interesse desse público alvo e que sejam produzidos visando maximizar a relevância deste conteúdo para os mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, etc).

Conteúdo é importante, pois é através dele que sua empresa será “encontrada”.

Atratividade

O segundo ponto é produzir conteúdo que seja atrativo e interessante, não somente pelo tema que aborda, mas pela maneira como foi produzido, que empolgue e que estimule o visitante.

A atratividade é de extrema importância para o conteúdo, pois é através dela que se chega ao próximo ponto:

Fidelidade

Cada vez mais as pessoas estão escolhendo produtos e serviços de empresas com as quais se identificam e com as quais acreditam que tenham valores compartilhados.

Com isso, as empresas estão mudando a maneira como atuam, estão cada vez mais fazendo uso do marketing emocional em suas estratégias, daí a importância do conteúdo, como uma das ferramentas para conquistar essa fidelização, para transformar clientes em fãs.