O tempo de carregamento da página de um site pode afetar a sua classificação nos resultados de pesquisas no Google e em outros buscadores,  você já testou a velocidade do seu site? Se não, recomendo que faça agora. Você pode usar Pingdom ou GTMetrix para teste de velocidade. Teste o site do seu concorrente e compare os resultados com a velocidade do seu site. Não se preocupe se o seu site levar mais tempo do que outros para carregar, conheça algumas dicas simples para reduzir o tempo de carregamento de seu site.

1. Mantenha o Mínimo Possível de Plugins

Disponibilidade de Plugins é um dos ponto especiais do WordPress. Fácil de instalar e na maioria da vezes gratuito, muitos acabam instalando diversos Plugins desnecessários. Com isso, acaba prejudicando o tempo de carregamento. Isso não quer dizer que você deve excluir todos os Plugins do seu site, e sim manter apenas os que são realmente necessários.

Não existe nenhum limite mínimo ou máximo de Plugins para se instalar em um site. Lembre-se que ter esses Plugins é questão de necessidade. Ao adicionar um plugin você aumenta o número de solicitações HTTP e consultas do banco de dados e consequentemente a renderização da página levará mais tempo, mas não tenha medo de utilizar os Plugins essenciais, falaremos sobre isso e como reduzir essas solicitações logo abaixo.

2. Verifique o Desempenho de seus Plugins

Muitas vezes o problema não está apenas na quantidade de Plugins mas sim na qualidade, utilize Plugins confiáveis e teste sempre o desenho dele quando fizer a instalação, um plugin mal codificado além de carregar muito seu site pode trazer problemas de segurança e vulnerabilidade.

Você deve se perguntar, Como faço para testar a confiabilidade e desempenho de um plugin? Você pode ver através dos números ativos de instalação do plugin e através das avaliações dos usuários. P3 (Plugin Performance Profiler) também pode ser útil para medir o desempenho dos Plugins instalados em seu site.

3. Use Temas Otimizados para WordPress em Seu Site

O tema instalado também afeta a velocidade do seu site em WordPress e pode atrapalhar muito o tempo de carregamento. Um tema otimizado desenvolvido através das normas do Codex (WordPress) irá naturalmente lhe trazer uma vantagem. Um projeto bonito com código mal escrito não deve nunca ser utilizado. Código limpo deve ser a prioridade sempre frente um belo design. Tente escolher algum tema que agrade os olhos e também agrade com a qualidade do código limpo, leve e otimizado.

Você pode verificar o desempenho do seu tema com a ajuda do plugin Theme Check. Ele irá lhe mostrar o desempenho do seu tema diretamente em seu painel.

4. Otimize sua Imagens

Imagens são importantes e funcionais, trazem elegância, mas podem atrapalhar e muito o seu site, elas adicionam peso em suas páginas e podem deixar a página pesada, milésimos de segundos podem fazer muita diferença. Quanto mais peso, maior será o tempo de carregamento da página. Tente reduzir o tamanho do peso das imagens o quanto conseguir antes de fazer o upload, leia o artigo: como reduzir imagens e não perder qualidade. É a melhor prática para que a velocidade do seu site seja mais rápida.

Existem diversas ferramentas para compactar imagem, por exemplo Image Optimizer, JPEGMini, e Caesium.  Quando for otimizar as imagens, você deve tomar cuidado para manter o equilíbrio entre o nível de compactação e a qualidade final da imagem.

5- Utilize o WordPress Cache Plugin

O cache é uma forma comprovada de acelerar a velocidade de um website. Você pode facilmente habilitar o cache do seu site com a ajuda de um Plugin. Ele irá fazer uma cópia estática de seu site. A cópia estática do site é imediatamente servido para o usuário, com isso, o site irá carregar com uma velocidade muito rápida.

Os Plugins de cache mais populares para o WordPress são W3 Total Cache e o WP Super Cache. Ambos fazem um ótimo trabalho. O W3 Total Cache possui uma maior quantidade de opções e o  WP Super Cache é mais fácil de configurar. Além desses, existem outras ótimas opções.

O plugin irá também ajudar você com outros detalhes para acelerar a velocidade de carregamento das páginas do seu site.

  • Minify (reduzir e combinar) arquivos CSS e JavaScript – importante para reduzir o número de solicitações HTTP nos navegadores.
  • Alavancar o caching do Navegador – importante e altamente recomendável para uma performance rápida das páginas na web.
  • Compressão Gzip – a compressão é importante para reduzir o consumo da largura da banda e oferecer um carregamento de páginas mais rápidas.

6- Servidor

Para qualquer site estar online e disponível na internet ele deve estar hospedado em algum servidor, existem diversos servidores nacionais e internacionais, com diversos custos e valores, o servidor irá oferecer não só e-mail, backup como também será muito responsável pela velocidade do site dependendo da velocidade de resposta dele, servidores dedicados, compartilhados, cloud e etc, dependendo da quantidade de acessos e informação que você possui.

Escolher um servidor de qualidade pode custar um pouco mais, com certeza fará muita diferença, principalmente os servidores que oferecem CDN, resumindo, é uma forma de hospedar as imagens do seu site em outros servidores, muitas vezes em diversos, com cópias em todos os continentes, algo que fará com o carregamento de página seja extremamente rápido. Existem também atualmente diversos servidores otimizados para sites em WordPress.

 

2 thoughts on “Dicas para acelerar a velocidade do seu site em WordPress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *