Mais de 55% dos usuários utilizam o dispositivo mobile para realizar pesquisas diariamente, você já deve ter entrado em algum site pelo seu dispositivo e não ter tido uma boa experiência, isso acontece por um único motivo, o site que está sendo visitado não foi otimizado para esses dispositivos.

“Uma experiência ruim no celular pode levar você a perder seus clientes.”

  • 57% não recomendariam uma empresa com um site para celular de má qualidade
  • 40% passaram para o site de um concorrente depois de uma experiência ruim no celular
  • 23% dos adultos “xingaram” o telefone quando um site não funcionou

-Compuware, “What Users Want from Mobile”, 2011.

O que é um site mobile responsivo?

Seus clientes já são mobile, e você?

Se você consegue ver seu site em um telefone celular ou tablet, não significa que ele é responsivo (otimizado para diversos dispositivos como celulares ou tablets). Um site mobile é desenvolvido para telas pequenas, médias e grandes, tendo em mente as necessidades do usuário, um site mobile pode ajudar a sua empresa a se conectar com seus clientes.

Um site mobile irá se ajustar a tela do dispositivo automaticamente, seja na vertical ou na horizontal, trazendo uma melhor experiência ao usuário. Menu, textos e imagens otimizadas para qualquer tipo de dispositivo, coerentes com o tamanho da tela, sem trazer aquela desagradável necessidade de clicar no lugar errado, ter que aumentar e diminuir o zoom para localizar o que procura e ou ainda demorar muito tempo para carregar algum conteúdo, sendo que às vezes o conteúdo não é nem compatível com o dispositivo e ele não será carregado.

Exemplo: Site mobile responsivo

Exemplo de um site otimizado para Mobile

Exemplo: Site não mobile responsivo

Site não otimizado para Mobile

Por que eu preciso de um?

  • As pessoas passaram a usar seus telefones celulares mais do que seus computadores para acessar a internet.
  • Pesquisas em celulares cresceram quatro vezes em comparação com 2010
  • Até 2015, haverá um dispositivo móvel para cada pessoa no planeta

-Gartner, 2010, dados internos do Google, 2011, Cisco, 2011

A importância do site mobile responsivo no e-commerce

Aplicativos são úteis e com certeza divertidos, mas a maioria dos usuários preferem sites mobile para realizar compras online.

  • 81% dos usuários preferem sites mobile a aplicativos para pesquisar preços.
  • 79% preferem sites mobile para obter avaliações de produtos.
  • 63% preferem sites mobile para fazer compras.

Pesquisa realizada em 2011 pela Adobe Systems “Adobe Mobile Experience Survey” eMarketer:

Para empresas locais

Os clientes estão se conectando com as empresas pelo celular.

  •  88% dos usuários de smartphones já procuraram informações locais.
  • 63% dos usuários ligam para uma empresa depois de pesquisar, e 66% visitam o local.
  • 55% fizeram uma compra após procurar informações locais.

Our Mobile Planet, 2012

Vídeo: Entendendo os consumidores de smartphones

Rede sociais na otimização de sites e posicionamento

Sites com atividade nas redes sociais podem ser favorecidos nas pesquisas do Google?

Um estudo feito pela agência americana de marketing digital Tasty Placement, concluiu que o Google favorece sites ativos nas redes sociais, principalmente o Google +.

Detalhes da Pesquisa

Para realizar essa pesquisa a agência criou 6 sites sobre o mesmo assunto em cidades semelhantes nos Estados Unidos. Incluindo em todos os sites 1) Nome da cidade, e 2) Nome do principal serviço (ex: www.cidade-servicos.com). Após 10 meses da criação dos sites eles iniciaram os estudos, um estudo simplesmente experimental de controle para explorar a relação entre algumas atividades em redes sociais  e o posicionamento no resultado orgânico das pesquisas no Google.

Conclusão

As atividades nas redes sociais acabaram favorecendo o posicionamento do site nas pesquisas do Google. O vencedor foi o Google +.
A agência acredita que mesmo o experimento sendo pequeno, os resultados foram significativos, algumas ações nas redes sociais acabaram favorecendo o posicionamento do site nas buscas (Google). O vencedor foi o Google +. O que não é nenhum surpresa levando em conta que esse é o plano do Google, “votos” e “recomendação” de usuários diretos para o site irá favorecer a relevância e afetar positivamente o resultado.Independente dos resultados individuais, essa pesquisa reforça a efetividade do uso das redes sociais e que deverá estar presente em todo bom planejamento de marketing digital e SEO.

Importante

A agência reconhece que esse pesquisa não foi estatisticamente ideal. Quando surgiu a idéia de fazer essa pesquisa, eles sabiam que não seria possível criar um ambiente perfeito para esse experimento, por exemplo: Cada segmento testado apresenta diferentes níveis de sites competidores, sites com alta qualidade para os resultados. No entanto, essa pesquisa não tem intenção de mensurar com precisão qual rede social irá afetar mais os resultados e sim comparar a diferença entre um site presente e um site que não está presente em nenhuma rede social.

Infográfico comparativo de redes sociais e posicionamento no googleInfográfico criado por: TastyPlacement, an Austin SEO company.
Veja o artigo original em: Social Media Infographic.

Se você tem um qualquer negócio em um estabelecimento físico, você pode cadastrar sua empresa no Google Maps, sua empresa estará nos resultados do Google para pesquisas locais relacionadas ao seu negócio.

Ofereça aos clientes as informações certas sobre sua empresa atualizando os dados de contato, horários de funcionamento, entre outros.

Por exemplo, ao pesquisar no Google pelo termo “café”, repare na imagem abaixo que logo na primeira página de resultado uma lista com o endereço de “cafés” próximos a minha localização. (Através do IP do seu computador o Google consegue saber sua localização aproximada). O Google trouxe um mapa e uma lista com as empresas do segmento de café ou cadastradas como cafeteria cadastradas na região.

Isso é ótimo para o usuário e também para a empresa, inclusive para usuários mobile, uma vez que esse resultado é otimizado em smartphones onde os resultados do mapa tem prioridade, algo que faz muito sentido.

empresas-cadastradas-google-maps

97% dos consumidores pesquisam empresas locais on-line. Esteja lá quando eles estiverem procurando você!

  • Ajude sua empresa a se destacar

Adicione fotos, atualize seu endereço e horário de funcionamento, ou promova sua empresa por meio do Anúncios. O Places para empresas permite que você obtenha o máximo de sua listagem e mostre aos clientes por que eles devem escolher você.

  • Conecte-se aos seus clientes

Quando você está no Google, as pessoas podem encontrar, compartilhar, classificar e recomendar sua empresa para amigos e pessoas em toda a web. O Places para empresas permite que você veja o que as pessoas estão dizendo e responda aos comentários de clientes.

google-empresas-exemplo

Como o Google usa informações de listagens de empresas?

As informações exibidas nas páginas do Google+ vêm de várias fontes diferentes e têm por objetivo fornecer aos clientes as informações mais completas e atualizadas sobre uma empresa. Os detalhes associados à sua empresa vêm das informações que você fornece ao criar ou editar sua listagem, de relatos de usuários ou de outras fontes da Web.

Usamos suas informações de listagens para nos ajudar a entender melhor sua empresa, para que as listagens relevantes apareçam nos resultados de pesquisa do Google, como no Google Maps, Pesquisa do Google e Google Earth. Continuaremos a fornecer informações sobre sua empresa nessas diferentes pesquisas.

Então se sua empresa não está cadastrada no Google, cadastre-se já para ampliar sua presença na internet e ser encontrado por pessoas que estão procurando seus serviços.

Como cadastrar minha empresa no Google?

Para cadastrar sua empresa no Google será necessário uma conta Gmail ou AdWords, clique aqui para cadastrar sua empresa no Google Maps.

Você deve informar corretamente todos os dados e aguardar o código de verificação, geralmente demora até 30 dias para chegar, quando receber o código de verificação acesse sua conta novamente e confirme o endereço.

Ofereça aos clientes as informações certas sobre sua empresa atualizando os dados de contato, horários de funcionamento, entre outros.

Não esqueça de cadastrar corretamente seu segmento, informar horários, telefones, site e todas as informações possíveis sobre sua empresa.