10 ótimas dicas para e-commerce do Sebrae

As vendas realizadas através do comércio eletrônico no Brasil não param de aumentar, a praticidade de comprar um produto sem sair de casa é um grande atrativo, a previsão de crescimento do e-commerce é de 10% ao ano até 2017.

Para auxiliar pequenos empresários o Sebrae preparou em seu canal do youtube uma série com 10 vídeos, são diversas dicas e informações para quem está começando ou mesmo para quem já tem um e-commerce, além de diversas dicas os vídeos abordam pontos importantes sobre as normas e legislação do e-commerce:

1- Fluxo de Compra

Ofereça praticidade na navegabilidade do seu site:

  • O usuário deve chegar no produto em até no máximo três cliques;
  • O formulário deve ser o mais prático e objetivo possível;
  • Não dificulte a opção para retirar produtos do carrinho;
  • Disponibilize diversas formas e opções de pagamentos.

2- Navegação

Quem compra pela internet quer comodidade, evitar trânsito, shopping lotado… e sempre podemos facilitar ainda mais esse processo, não dificultar a vida do consumidor:

  • Facilite a navegação através de ícones nas categorias de produtos;
  • Utilize ícones para área de atendimento, redes sociais e outras informações;
  • Adicione um ícone “adicionar ao carrinho” para que o cliente possa adicionar diversos produtos com facilidade antes de concluir a compra;

Se seu site estiver fácil de navegar, o retorno do cliente é garantido.

3- Feedback

O consumidor sempre busca satisfação quando efetua uma compra, o cliente deve estar informado sobre todos os passos da entrega do produto,  seja transparente:

  • Ofereça clareza nos valores;
  • Informe sempre o valor do frete;
  • Aviso de confirmação da compra;
  • Verifique a resposta do site em todas as ações e cliques;
  • Procure manter o carregamento do seu site abaixo de 5 segundos;
  • Cada página deve ter no máximo 1 MB

4- Mobilidade

O acesso a internet em dispositivos móveis já ultrapassou o acesso através de desktops e notebooks, a cada dia mais gente acessa a rede através de dispositivos móveis, atenção na hora de adaptar seu site para esses dispositivos:

  • Escolha um layout que facilite a navegação;
  • O site deve ser eficiente no tablet ou no celular do mesmo jeito que em um desktop;
  • Ofereça os mesmos destaques e informações em todos esses dispositivos;

5- Imagens

Tirar fotos em boa qualidade é essencial para que seu cliente possa ver todos os detalhes, as imagens do seu site devem conquistar o cliente, a composição visual do site tem que ser de primeira:

  • Valorize o produto através das imagens;
  • Imagens de qualidade passam confiança para o consumidor;
  • Utilize imagens de pessoas usando o produto.

6- Marca

Agora que abriu suja loja você deve conquistar sua clientela e consolidar sua marca, o mais importante não é um logo bem desenhado, você deve ter credibilidade:

  • Atenção no prazo de entrega, você deve cumprir o que prometeu;
  • Entregue o produto correto, cor, tamanho e tipo escolhido pelo seu cliente;
  • Ofereça produtos com qualidade;
  • Solucione equívocos com rapidez;
  • Mantenha um bom relacionamento com o seu público;
  • Trabalhe bem a embalagem.

7- Tempo de Carregamento

No comércio eletrônico tempo é dinheiro literalmente, a velocidade de carregamento das página é decisiva na hora das compras, a loja pode ser atraente mas se o site demora para abrir, um possível comprador parte para outra loja:

  • Imagens pesadas só vão atrapalhar o tempo de carregamento de uma página;
  • Utilize imagens otimizadas para oferecer uma resposta rápida de carregamento;
  • É essencial melhorar o desempenho das páginas sempre.

8- Logística e Embalagem

Acompanhe tudo, cumpra o prazo de entrega, mantenha um controle de estoque e uma logística de ponta:

  • A embalagem é a proteção da mercadoria e o cartão de visitas da loja;
  • Esteja pronto para fazer a logística reversa caso ocorra algum problema com a entrega, troca de produto ou reembolso;
  • Padronize o processo de entrega.

9- SEO

Não é muito fácil fazer seu site ter destaque nesse mar de opções da internet, uma maneira de deixar sua empresa mais competitiva é o SEO ( otimização para buscadores como o Google, Bing e outros), é um conjunto de métodos que melhora a visibilidade do seu site:

  • Foque no conteúdo;
  • Esteja de olho na qualidade e relevância das informações;
  • Apresente vantagens e detalhes para o seu consumidor;
  • Se preocupe com a experiência do cliente;
  • Ofereça um espaço para o cliente opinar sobre seus produtos e sobre a sua loja;
  • Pequenos detalhes são importantes, por exemplo nomear as imagens e links no HTML;
  • Planeje os títulos das páginas do site;
  • Organize as URL´s do seu site.

10- Legislação e Normas

Falhas podem ocorrer e você deve estar preparado para resolver isso, existem normas recomendadas e leis específicas que buscam garantir tranquilidade para cliente e lojista na hora de resolver problemas com uma compra:

  • Você lojista deve sempre colocar a Razão Social e o CNPJ da sua empresa no site;
  • O cliente precisa saber como achar sua empresa, coloque seu endereço físico, telefone e outras informações para facilitar o contato com a loja;
  • O cliente tem todo o direito de trocar o produto quando receber, não importa o motivo, seja claro e informe como proceder;
  • Se oferecer uma promoção, informe exatamente como funciona e quando termina a promoção;
  • Os termos de privacidade do site deixam os clientes mais tranquilos na hora de finalizar a compra;

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